Bolsonaro cancela participação em ato da extrema-direita em Portugal

Atualizado em 4 de maio de 2023 às 12:25
O ex-presidente Jair Bolsonaro
Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro cancelou sua participação em um ato de extrema-direita em Portugal após ter o passaporte retido por conta de operação da Polícia Federal. André Ventura, líder do partido extremista Chega, anunciou que a Cimeira Mundial da Direita, marcado para os dias 13 e 14 de maio em Lisboa, será reagendada por conta do brasileiro.

“Fruto dos acontecimentos que todos acompanhamos e que todos pudemos ver, sobretudo nos últimos dias, o Chega terá de suspender e reagendar para uma data posterior a Cimeira Mundial das Direitas”, afirmou Ventura.

Ele diz que a investigação contra Bolsonaro é uma “perseguição” e que diversos países tratam com “agressividade” políticos de direita.

“A perseguição a que alguns dos nossos principais convidados têm estado sujeitos, envoltos em manobras de manietação e até, no caso do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, de apreensão e retenção do seu passaporte, impedindo-o de viajar, a poucos dias de a cimeira ocorrer, revelam bem o espírito de agressividade, condicionamento e ameaça que em certos países reina e que querem fazer contra a direita mundial”, prosseguiu.

Apesar da determinação de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o passaporte do ex-presidente não foi apreendido. Segundo um agente da PF, “o objeto não era de interesse da investigação” e a medida seria desnecessária.

A Cimeira Mundial da Direita ocorreria no Centro de Congressos de Lisboa e, além de Bolsonaro, contaria com outros convidados brasileiros, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), os ex-ministros Gilson Machado (Turismo) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil). Também constavam na lista do evento o vice-primeiro-ministro italiano Matteo Salvini e o vicee-presidente do partido espanhol Vox, Iván Espinoza.

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, também foi especulado no evento, mas sua presença não foi confirmada. O único político americano oficialmente convidado para o ato é Mark Ivanyo, membro partido Republicano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.