TSE cassa prefeito e vice de Brusque (SC) por abuso econômico com a ajuda de Luciano Hang

Atualizado em 4 de maio de 2023 às 13:32
O prefeito de Brusque, Ari Vequi, e o empresário Luciano Hang. Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação dos mandatos de Ari Vequi, prefeito de Brusque (SC), e de Gilmar Doerner, seu vice, por abuso econômico com ajuda do bolsonarista Luciano Hang. A retirada dos políticos dos cargos ocorreu após ação dos partidos PT, PV e PSB da cidade, que alegaram que o empresário das lojas Havan influenciou no resultado da eleição.

Por maioria de votos, a corte ainda estipulou a inelegibilidade dos bolsonaristas por oito anos. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, que preside o TSE, Hang usou de sua empresa para fazer campanha negativa contra os adversários de Vequi e Doerner.

“Concluo que nos autos houve transgressão a toda jurisprudência do TSE. Houve utilização de toda a estrutura das lojas Havan na campanha eleitoral. Houve também uma flagrante e ostensiva quebra da igualdade das chances entre os candidatos. Dou provimento ao agravo”, afirmou o magistrado.

Os bolsonaristas foram eleitos em 2020, com 40,54% dos votos. O candidato Paulo Eccel (PT) ficou em segundo lugar, com 19,42%.

“Enquanto pessoa física, o empresário Luciano Hang pode votar, e deve votar, em quem ele bem entender, pode defender a candidatura que ele bem entender, pode criticar os demais partidos. Isso não está em discussão. O que não é possível é colocar a força de sua empresa, com claro abuso do poder econômico, em detrimento de uma candidatura, e a favor de outra candidatura”, prosseguiu Moraes.

Os ministros Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos, Carlos Horbach e Cármen Lúcia concordaram com Moraes e votaram pela cassação dos bolsonaristas. O relator do caso, Ricardo Lewandowski, deu voto contrário antes de se aposentar no mês passado, posição que foi seguida pelo ministro Raul Araújo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será informado do julgamento para cumprimento imediato da decisão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link