PF prende 47 condenados por crimes violentos com armas de fogo irregulares

Atualizado em 4 de maio de 2023 às 15:29
Arma de fogo. Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu 47 pessoas com armas de fogo em situação irregular em operação deflagrada nesta quinta (4), segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino. Os armamentos não foram recadastrados dentro do prazo limite, encerrado nesta quarta (3), e estavam em posse de pessoas condenadas por crimes violentos.

“Armas que sumiram, de uso restrito, fuzil. E essa situação de pessoas que tinham condenação ou prisão preventiva e que tinham arma porque reinava o descontrole”, afirmou o ministro. Ele diz que o objetivo da operação é tirar armas ilegais de circulação.

A apreensão de armas ilegais “será uma linha permanente de trabalho”, segundo o ministro. A PF aponta que pessoas com esse tipo de mandado de prisão sequer poderiam ter acesso a armas de fogo.

O balanço final da corporação aponta que foram cadastradas 939.154 armas, quase 6 mil a mais do que os 933.233 registros que existiam anteriormente, no sistema Sigma, do Exército. Apesar do aumento, há 6.168 armas de uso restrito que não foram recadastradas e o ministro afirma que “serão adotadas as providências legais” para esses casos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.