
Neste sábado (6), Charles III será oficialmente coroado rei em uma cerimônia que acontece na Abadia de Westminster, em Londres. A lista de convidados possui membros da família real, chefes de Estado, lideranças, famosos e voluntários.
Posicionado ao lado do Trono da Coroação, Charles III foi apresentado aos presentes pelo arcebispo de Canterbury. A congregação gritou “God Save King Charles”, em português: “Deus salve rei Charles”.
O monarca também já realizou o Juramento de Coroação, comprometendo-se a defender a lei e a Igreja da Inglaterra, e o Juramento da Declaração de Adesão, declarando-se um “fiel protestante”.
“Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei”, afirmou o rei.
A Cerimônia terá elementos “modernizados”, no entanto, será majoritariamente tradicional. Vale destacar que o evento será menos luxuoso do que a coroação de rainha Elizabeth II, em 1953. O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja estão entre os mais de 2 mil convidados confirmados.
Acompanhe ao vivo:
https://www.youtube.com/watch?v=wuNwilf3Yoo