Pressão sobre Moscou: Países do G7 anunciam novas sanções contra Rússia

Atualizado em 19 de maio de 2023 às 6:31
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Rishi Sunak; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau; o presidente dos EUA, Joe Biden; o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel; o presidente da França, Emmanuel Macron; e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz – Foto: Susan Walsh / POOL / AFP

Nesta sexta-feira (19), Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia (UE) anunciaram novas sanções contra a “máquina de guerra” russa. O anúncio faz parte de um aumento da pressão sobre Moscou pelo G7.

Vale destacar que todos os Estados que integram o G7 preparam novas medidas. No entanto, segundo um alto funcionário da Casa Branca, os Estados Unidos contribuem com um pacote de sanções que “tornarão ainda mais difícil para a Rússia alimentar sua máquina de guerra”.

Os EUA vão proibir as exportações americanas para 70 entidades na Rússia e em outros países. Além disso, 300 sanções contra diversos alvos, “indivíduos, organizações, embarcações e aeronaves”, na Europa, Ásia e no Oriente Médio serão aplicadas.

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden – Foto: Reprodução

O objetivo da potencial mundial é “pressionar o setor financeiro russo e a capacidade russa de produção de energia, a médio e longo prazos”. Além disso, os EUA também pretendem “manter o congelamento dos ativos soberanos” russos.

O premier britânico, Rishi Sunak, entretanto, anunciou que o G7 aplicará sanções contra o setor de mineração russo, com proibições à importação de alumínio, diamantes, cobre e níquel. Já o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a UE também vai impor restrições ao comércio de diamantes russos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.