“Vamos estabelecer fortes parcerias com o mundo”, diz Lula ao fim da Cúpula do G7

Atualizado em 21 de maio de 2023 às 23:48
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerra nesta segunda-feira (22) a sua viagem ao Japão, onde foi convidado a se reunir com líderes dos países membros do G7, que reúne as nações mais industrializadas do mundo.

Nas redes sociais, o petista disse que está otimista e que o encontro rendeu ‘fortes parcerias’. Segundo Lula, as pessoas estão muito ‘felizes com o retorno do Brasil ao cenário internacional’.

“Saio do G7 mais otimista do que nunca. Vamos estabelecer fortes parcerias com o mundo. As pessoas gostam muito do Brasil e estão muito felizes com a volta da democracia e nossa volta ao cenário internacional. Agora, temos um longo voo pela frente. Boa noite, Brasil!”, escreveu em seu perfil no Twitter.

O presidente foi um dos convidados para reunião do grupo formado por Japão, Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Reino Unido e Canadá. Além do Brasil, representantes da Austrália, Vietnã, Indonésia, Coreia do Sul e Ucrânia também participam do evento.

Lula partiu rumo ao o Japão na quarta-feira (17) para participar da 49ª Cúpula do G7, que ocorreu durante o fim de semana. O petista aproveitou a viagem para ter encontros bilaterais com líderes de outros países.

No sábado (20), o presidente se reuniu com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida e anunciou que o governo japonês tomará medidas para que brasileiros sejam isentados de apresentação de visto para entrada no país.

Lula também teve reuniões com os primeiro-ministro da Alemana, Olaf Scholz; do Canadá, Justin Trudeau; e da Índia, Nerendra Modi.

O presidente brasileiro encontrou ainda o mandatário francês, Emmanuel Macron, e anunciou que as conversas foram sobre a preservação da Amazônia e a volta do diálogo entre Brasil e França.

Lula não conseguiu se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link