EUA enviam generais para conversar com o governo Lula e deter influência da China na região

Atualizado em 29 de maio de 2023 às 13:32
O general Marcelo Lima de Carvalho (centro, à esq.), do Centro de Doutrina do Exército, se reúne com adidos acreditados no Brasil para tratar do seminário internacional sobre doutrina terrestre Foto: Coter/ Exército brasileiro

Os Estados Unidos mandaram generais ao Brasil para conversar com o governo Lula e tentar diminuir a aproximação da gestão petista com a China. O mandatário havia convidado um representante de Pequim para participar de um seminário sobre doutrina militar no Comando de Operações Terrestres (Coter), em Brasília, e o governo americano enviou Laura Richardson e William L. Thigpen para conversar com os comandantes das Forças Armadas e com o ministro da Defesa na última semana. A informação é do Estadão.

O evento deveria ter um caráter de intercâmbio e de aprendizagem, mas o Itamaraty e parlamentares petistas enxergam o seminário como um conflito com a parceria estratégia com Pequim. Representantes de 34 países foram convidados para o Coter e o envio dos generais americanos é uma tentativa de disputar influência com a China no país.

Em sua visita ao Brasil, Richardson se encontrou com os comandantes da Marinha, almirante Marcos Olsen; do Exército, general Tomás Paiva; e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno; e com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Ela ainda visitou o Comando de Defesa Cibernética e acompanhou a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley em encontro com José Múcio, ministro da Defesa.

Dias antes, a general havia se encontrado com Gustavo Petro, presidente da Colômbia. O general Thigpen, por sua vez, teve um encontro com o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, titular da 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, responsável pelas relações internacionais da Força Terrestre.

Os exércitos dos EUA e do Brasil concluíram uma centena de acordos e planejaram, segundo os americanos, “149 atividades durante as conversas” no país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.