Lira culpa desarticulação do governo Lula por derrotas na Câmara

Atualizado em 31 de maio de 2023 às 14:21
Arthur Lira e Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), atribuiu a derrota do governo federal na Casa a uma desarticulação da base aliada. Um dia depois da votação do Marco Temporal, o petista ligou para o parlamentar, que reclamou da dificuldade de articulação do governo. A informação é do jornal O Globo.

A conversa ocorreu pouco depois da reunião de Lula com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Palácio da Alvorada. Os palacianos são responsáveis por encabeçar a articulação política do governo no Congresso Nacional.

Nesta terça (31), a Câmara aprovou projeto de lei que estabelece um marco temporal para as terras indígenas, definindo a data da promulgação da Constituição Federal para reivindicação dos territórios. A votação da MP que cria nova estrutura do governo foi adiada para esta quarta, véspera do prazo de validade.

Durante a ligação, Lira ainda relatou incômodo com falas de Renan Calheiros (MDB-AL) nas redes sociais. El pediu “respeito” após publicações de seu adversário político contra ele.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) orientou parlamentares a votarem contra o texto do marco temporal e disse que o Poder Executivo queria adiar a discussão, sinalizando que a gestão petista faria um acordo. Antes da votação, no entanto, o presidente da Casa disse que o governo não deu garantia de que cumpriria o acordo.

A conversa entre Lula e Lira ocorreu ás vésperas da votação do MP que reestrutura os ministérios do governo. Uma comissão mista aprovou o relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que esvazia as pastas do meio Ambientes e dos Povos Indígenas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.