VÍDEO: Vereador gaúcho xinga servidora de ‘neguinha’ e ‘puta’ na Câmara de Canguçu (RS)

Atualizado em 8 de junho de 2023 às 16:12
Vereador Xico Vilela (PP-RS). Foto: reprodução

O vereador Francisco Romeu da Silva Vilela (PP), de Cangaçu (RS), conhecido como Xico Vilela, será investigado por injúria racial após se referir a uma servidora da Câmara da cidade como “neguinha” e “puta”. O parlamentar proferiu as ofensas durante uma sessão da Câmara municipal na última segunda-feira (6).

Após uma pausa na sessão, Xico Vilela se aproximou de um colega de bancada, Ubiratan Rodrigues (PP), para cochichar sobre servidora: “a neguinha é uma puta, puta”. No entanto, a transmissão no YouTube não parou, e os microfones da Câmara flagraram as ofensas.

A vítima, que é auxiliar de enfermagem, estava no plenário, mas só ficou sabendo da fala racista e misógina depois da repercussão nas redes sociais. “No outro dia de manhã de novo, o meu telefone não parou de tocar. As pessoas dizendo ‘escuta direito, porque ele fala o nome de alguém’. Aí me dei conta de que era de mim que ele estava falando”, explicou a mulher, que não teve o nome divulgado.

Xico Vilela não se pronunciou sobre o ocorrido e também não aceitou dar entrevistas. Já o partido dele, o Progressistas, emitiu um comunicado afirmando que o acontecimento se trata de um “ato isolado que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva”.

No entanto, a postura do vereador Luciano Bertinetti (MDB), presidente da Câmara, foi diferente. Ele contou que “vai dar os trâmites regimentais ao caso” e que “o ato racista e o preconceito não cabem nos dias de hoje”.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Progressistas:

Diante dos fatos ocorridos recentemente, em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Canguçu (no momento em que a sessão estava suspensa), fatos estes que atentam contra a dignidade da pessoa humana, o Progressistas esclarece que esta atitude foi um ato isolado, que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva, seus filiados, Vereadores e Suplentes. O Partido Progressista sempre se pautou pela pluralidade, diversidade e igualdade em todos os setores.

Assim, o Progressistas, através de sua executiva, com este ato, se solidariza com todos que têm sofrido algum tipo de constrangimento e discriminação e reafirma o compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, repudiando toda e qualquer manifestação preconceituosa, misógina e discriminatória, principalmente no que se refere a grupos sociais que historicamente lutam por equidade nesse país.

Por fim, o Progressistas, através de sua executiva permanecerá atento e firme com posicionamentos que visem preservar o Estado Democrático de Direito, sobretudo direitos adquiridos ao longo de muitas lutas

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.