PM tira aluno algemado de escola por causa de extintor; coordenadora é afastada

Atualizado em 8 de junho de 2023 às 19:15
Policiais imobilizam aluno de 17 anos dentro de escola em São Paulo. Foto: reprodução

Um aluno de 17 anos foi algemado e retirado à força de sua escola, em Perus, Zona Norte de São Paulo, por policiais militares na última terça-feira (06). O menor de idade pedia socorro enquanto reclamava de estar sendo estrangulado pelos agentes da PM. A Polícia foi acionada pela coordenadora da escola, que acusou o adolescente de danificar o prédio no dia anterior.

A Secretaria de Educação de São Paulo informou que, enquanto apura o caso, afastou a coordenadora do período noturno da Escola Estadual Manoel Bandeira.

“Socorro, está me sufocando. Eu não sou bandido, senhor”, gritava o estudante enquanto era imobilizado. Outro aluno, que filmava a ação, tentava negociar com outros policiais: “Olha isso. Você vai deixar? Ele é aluno”. Não adiantou, o rapaz foi levado à Delegacia.

Segundo a Polícia Militar, a coordenadora, ao saber do dano que o aluno teria cometido no prédio da escola, ligou para mãe dele, que se recusou ir à escola, e que teria recomendado o acionamento da PM.

Em nota, a PM afirmou que o estudante não atendeu as ordens dos policiais e resistiu a abordagem, sendo necessário a contenção, para algemá-lo, depois retirar ele da unidade de ensino e o encaminhar à delegacia. No entanto, o pronunciamento não faz menções aos excessos cometidos pelos agentes.

Tanto a Secretaria de Educação de São Paulo quanto a Polícia Militar não revelaram as identidades dos envolvidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

 

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.