
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou a assessores que aceitou a indicação do deputado bolsonarista Celso Sabino (União Brasil-PA) para o comando do Ministério do Turismo. Ele entra no lugar de Daniela Carneiro (União-RJ), conhecida como Daniela do Waguinho. A informação é do colunista Tales Faria, do UOL.
Daniela é mulher do prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, o Waguinho, que deixou o União Brasil e se filiou ao Republicanos. Vale destacar que a ministra havia declarado publicamente que também deixará o partido.
A mudança no Ministério deve ser anunciada oficialmente, ainda nesta semana, depois que o presidente petista conversar com a ministra e seu marido. O mandatário tem dito que é “muito grato” pelo apoio dos dois na campanha eleitoral e que não deixará de recompensá-los.

Lula afirmou que a permanência de Daniela se tornou difícil depois que, numa conversa reservada, o líder na Câmara, Elmar Nascimento (BA), responsabilizou a nomeação dela como um dos motivos pelos quais a maioria da bancada tem votado contra o governo.
Tanto o presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), quanto o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), têm manifestado apoio a Sabino. Agora, a expectativa do Planalto é que, com a posse do deputado, o partido passe a votar em sua maioria com o governo.
Waguinho, no entanto, manifestou irritação com a substituição de Daniela. O parlamentar tem dito que não pretende fazer oposição ao chefe do Executivo, mas criticou fortemente a opção feita pelo União Brasil. Segundo ele, Elmar e Luciano Bivar agiram de maneira “covarde” com ele e sua mulher, e assim poderão fazer com o governo Lula.