Lula quer acordo com União Brasil antes de demitir ministra do Turismo

Atualizado em 13 de junho de 2023 às 18:47
O presidente Lula e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Foto: Reprodução

O presidente Lula quer fechar os termos de um acordo com o União Brasil para confirmar a demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Ela teve uma reunião com o petista na manhã desta terça (13), no Palácio do Planalto, e obteve uma sobrevida, mas foi avisada que a sigla pediu sua cadeira. A informação é do Estadão.

O governo quer entender as demandas do União para melhorar a articulação política. Lideranças do partido informaram o presidente que querem também a Embratur (A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), além do Ministério do Turismo.

Daniela mostrou estar chateada com a fritura pública durante a reunião com o petista, mas disse entender a posição do governo diante da ofensiva do partido. Lula elogiou seu trabalho à frente da pasta e disse que a demissão não vai ocorrer por desempenho, mas para conseguir uma melhora na articulação política.

A ministra faz parte do União Brasil, mas solicitou desfiliação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano. Ela deve se juntar ao Republicanos, partido do marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, e a sigla agora quer a pasta comandada por ela.

Daniela ainda é aguardada em uma reunião ministerial que ocorre na próxima quinta (15) para apresentar um balanço de sua gestão. O Republicanos, partido para o qual deve migrar, não quer assumir um compromisso com o governo Lula e bancar a ministra na pasta, já que quer manter distância do PT e lançar Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, candidato à Presidência em 2026.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.