TCU quer ampliar investigação sobre gastos de Lula e incluir Bolsonaro

Atualizado em 20 de junho de 2023 às 16:57
Presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro. Foto: reprodução

O Ministério Público (MP) no Tribunal de Contas da União (TCU) quer incluir as contas do ex-presidente Jair Bolsonaro na apuração sobre os cartões do presidente Lula. A investigação deve ampliar a investigação sobre os gastos do governo anterior.

O subprocurador-geral do TCU, Lucas Furtado, assinou um requerimento nesta terça (20) para aumentar o escopo da auditoria. Ele alega que é necessário um “amplo retrospecto da utilização do cartão corporativo pelos governos” sobre os cartões corporativos para identificar “eventuais deficiências” em seu uso.

Para ele, a investigação poderia aprimorar a legislação e auxiliaria a Casa Civil e o Congresso Nacional com o tema. Na representação, Furtado também cita a “bipolaridade política” vivida no país e alega que a inclusão de Bolsonaro garantiria à apuração o princípio da impessoalidade.

O TCU confirmou a abertura de investigação sobre os gastos de Lula após pedido de Kim Kataguiri (União-SP). O pedido do deputado foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara em maio e a casa já foi informada sobre a abertura do inquérito.

O caso já consta no sistema do tribunal e o relator será o ministro Jhonathan de Jesus, que é ex-deputado pelo Republicanos e assumiu a cadeira no início deste ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.