Lula diz que exigências da UE para acordo com Mercosul são ‘ameaça’

Atualizado em 23 de junho de 2023 às 8:08
Lula durante a “Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global” em Paris, na França – Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou, nesta sexta-feira (23), como “ameaça” o dispositivo do acordo entre o Mercosul e a União Europeia que prevê sanções em caso de descumprimentos de obrigações par parte dos países participantes. A declaração foi feita durante a “Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global” em Paris, na França.

“Eu estou doido para fazer um acordo com a União Europeia. Mas não é possível, a carta adicional que foi feita pela UE não permite que se faça um acordo. Nós vamos fazer a resposta, e vamos mandar a resposta, mas é preciso que a gente comece a discutir. Não é possível, que nós temos uma parceira estratégica, e haja uma carta adicional que faça ameaça a um parceiro estratégico”, disse.

A União Europeia enviou ao Mercosul um documento com “instrumentos adicionais” a serem acrescentados no acordo. São esses instrumentos adicionais que chefe do Executivo classificou como ameaça.

Lula durante a “Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global”, em Paris – Foto: Ricardo Stuckert

O acordo entre os dois blocos é negociado desde 1999. Em 2019, foram finalizadas as negociações comerciais e, em 2021, as relacionadas a aspectos políticos e de cooperação. Vale destacar que a política ambiental do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dificultou a negociação. O acordo está em fase de revisão.

O mandatário está em Paris desde a última quinta-feira (22), após dois dias de agendas em Roma e no Vaticano, onde encontrou o Papa Francisco e os principais líderes políticos da Itália. Ontem, Lula discursou para uma multidão no festival Power Our Planet, em frente à Torre Eiffel. Ele disse que os países que fizeram a revolução industrial poluíram o planeta e têm uma “dívida histórica”.

Assista abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link