PF faz operação contra militares de alta patente suspeitos de participar de garimpo ilegal

Atualizado em 27 de junho de 2023 às 18:48
Agente da PF faz operação em Manaus (AM). Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou operação contra o garimpo ilegal em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Ponta Grossa (PR) nesta terça (27) e mirou militares de alta patente que são suspeitos de ter participação no esquema. A corporação investiga crimes contra a União e contra o meio ambiente, além de lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. A informação é do UOL.

Os suspeitos se aproveitaram da dificuldade de fiscalização na região de Japurá, no Amazonas, para cometer crimes. Um dos principais alvos de devastação é a Estação Ecológica Juami-Japurá.

Um dos militares investigados é suspeito de repassar informações privilegiadas e interferir nas operações de combate ao garimpo ilegal. Segundo a investigação, sua esposa receberia valores em nome dos investigados.

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e oito ordens de busca e apreensão. 20 agentes da PF e 10 militares do Exército atuaram na operação de hoje, que também determinou bloqueio de bens e valores dos investigados, além de sequestro de bens móveis e imóveis.

A PF iniciou a investigação em outubro de 2020, quando prendeu duas pessoas e descobriu uma extensa rede de exploração ilegal de garimpo na região a partir de um dos celulares apreendidos. Os militares de alta patente recebiam valores regulares e também usavam uma empresa de importação e exportação de minérios no esquema.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.