VÍDEO: Na CPI, terrorista diz que foi a Brasília pedir código-fonte, mas não sabe explicar o que é

Atualizado em 29 de junho de 2023 às 15:26
O bolsonarista Alan Diego dos Santos na CPI dos Atos Antidemocráticos. Foto: Reprodução

Preso por organizar atentado a bomba, o bolsonarista Alan Diego dos Santos alegou ter ido até Brasília para pedir o código-fonte das urnas eletrônicas, mas não soube responder o que é um código-fonte. Em depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ele disse que os protestos bolsonaristas queriam obter informações sobre o código.

O deputado distrital e presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), perguntou o que seria o código-fonte das urnas eletrônicas e em resposta, o bolsonarista disse que também “queria saber”. O parlamentar então insistiu na pergunta:

“O senhor veio para uma manifestação porque queria uma informação sobre o código-fonte. Eu vou repetir a pergunta: o que é um código-fonte?”. Alan novamente não soube responder, mas disse que a informação daria “certeza” sobre quem de fato venceu as eleições de 2022.

“Se fosse para não ter estimulado a população, por que deixaram as redes sociais informarem sobre esse código que dava a certeza se Bolsonaro havia ganhado ou não, se Lula havia ganhado ou não. Então não cabe a mim dizer o que é porque eu não sou entendido e eu não sei responder a essa pergunta”, afirma.

Após insistência do presidente da CPI, ele admitiu: “Eu não sei o que é o código-fonte”.

Código-fonte é a linguagem de programação de um software. Um conjunto de linhas de códigos que dá instruções para que o sistema funcione. Apesar da insistência dos bolsonaristas, o código está disponível desde outubro de 2022 para consulta de qualquer entidade fiscalizadora e passou por três dias de análise sem nenhuma irregularidade encontrada na ocasião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.