Enterro, salão de beleza e churrasco: como Bolsonaro se preparou para o dia de sua punição no TSE

Atualizado em 1 de julho de 2023 às 17:56
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia de sua condenação no TSE – Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava em Belo Horizonte, em Minas Gerais, quando soube que havia se tornado inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira (30).

O motivo da viagem do ex-capitão ao estado foi o sepultamento do ex-ministro da Agricultura no governo Ernesto Geisel, na ditadura militar, Alysson Paolinelli. Ele também acompanhou o cortejo, que ocorreu no cemitério Parque da Colina, no bairro de Nova Cintra, na região Oeste da capital mineira. A informação é do jornal O Globo.

Logo depois, o ex-mandatário foi à churrascaria Adega Steak House, onde se encontrou com parlamentares mineiros. Vale destacar que a coletiva de imprensa que ele concedeu após a decisão do TSE ocorreu no interior do estabelecimento localizado em Gutierrez, também na região Oeste.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Antes de deixar a capital mineira, Bolsonaro esteve em um salão de beleza na região Noroeste da capital para cortar o cabelo. Após finalizar o serviço, posou para fotos com alguns de seus simpatizantes no local. No fim da tarde, ele retornou para Brasília e foi recepcionado com gritos de “inelegível” por parte da oposição.

Após falar com jornalistas, o ex-chefe do Executivo seguiu para a sua residência, no bairro Jardim Botânico, onde mora desde que deixou a Presidência. Neste sábado (1°), Bolsonaro ainda não fez nenhum aparição pública.

Por 5 votos a 2, o TSE tornou Bolsonaro inelegível durante oito anos, a contar de 2022. A decisão se deu pelos ataques, sem provas, que o ex-presidente fez ao sistema eleitoral brasileiro em uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Planalto, em julho do ano passado.

Os ministros entenderam que houve abuso de poder e que Bolsonaro usou os meios de comunicação de maneira indevida.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.