Em reta final na PGR, Aras tenta se afastar de Bolsonaro e omissões na pandemia

Atualizado em 3 de julho de 2023 às 8:38
Augusto Aras e Bolsonaro — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

A três meses de encerrar o mandato à frente da PGR (Procuradoria-Geral da República), Augusto Aras está buscando se afastar de seu alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de suas omissões diante da gestão passada para ter voz na escolha de seu sucessor e emplacar seu substituto no órgão. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Por meio de postagens em seu perfil no YouTube, Aras tem defendido sua gestão no exame da conduta de governantes quanto ao enfrentamento à Covid-19 e também na área do meio ambiente. Vale destacar que o PGR foi criticado por apoiadores de Lula sob a acusação de ser omisso justamente em relação a esses temas.

Nos vídeos, Aras disse que o órgão foi diligente na fiscalização de atos administrativos e gastos públicos destinados ao combate da pandemia. Ele também afirmou que criou o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Covid-19 na PGR antes mesmo de a OMS (Organização Mundial da Saúde) “declarar o estado pandêmico”.

A nova vergonha da equipe de Aras revelada por Alexandre de Moraes | VEJA
Bolsonaro e Augusto Aras — Foto: Reprodução

No meio ambiente, Aras se manifestou integralmente contra uma série de ações que estiveram na chamada “pauta verde” do Supremo de 2022 e que tinham a intenção de reduzir o desmatamento na Amazônia. Ele ainda opinou de forma contrária a sete ações que estavam previstas para serem analisadas.

Aras, entretanto, trabalha por um aliado para sucedê-lo, uma vez que o PGR sabe que não lidera as preferências do Palácio do Planalto para um possível um terceiro mandato. Ele também se preocupa com a chegada de um adversário ao comando do Ministério Público Federal (MPF) e uma eventual revisão de procedimentos da gestão anterior.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.