#DemocraciaInabalada: Ministros do STF relembram nas redes os atos golpistas de 8 de janeiro

Atualizado em 8 de julho de 2023 às 11:43
Manifestantes bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes
Registro dos ataques de 8 de janeiro. Foto: Agência Brasil

Os ataques terroristas ao Palácio do Planalto completam seis meses neste sábado (8). Recordando a tentativa fracassada de um golpe bolsonarista, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) compartilharam a hashtag #DemocraciaInabalada no Twitter. O primeiro post foi feito pela conta oficial do STF. Em um vídeo curto, mostra-se o resultado da invasão na data e a recuperação das instalações da Corte.

“Grupos invadiram as sedes dos Três Poderes, vandalizaram e saquearam os espaços físicos, mas nenhuma das violentas ações foi capaz de abalar nossa Democracia”, diz o post do Supremo. Na sequência, o ministro Gilmar Mendes compartilhou o tuíte escrevendo apenas a tag.

Já o ministro Alexandre de Moraes destacou que, sob a liderança da ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal, a Corte já recebeu 1.295 denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) e realizou 133 audiências de instrução. “As instituições reagiram. Viva o Estado Democrático de Direito!”, escreveu.

Com apoio da conta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o perfil do STF pretende promover um “tuitaço” nas redes sociais para promover o tema. A campanha, além de relembrar a data, pretende mostrar o que ficou de prejuízo ao patrimônio público da Justiça. O Conselho Nacional de Justiça e os tribunais regionais também estão endossando a onda de publicações com a hashtag.

Dos 1.390 denunciados pela PGR no início do ano, 211 bolsonaristas seguem presos em Brasília enquanto aguardam julgamento. Os vândalos liberados, esperam em liberdade, mas com tornozeleiras eletrônicas. O prejuízo total estimado nos Três Poderes é de aproximadamente R$ 26,2 milhões até o momento. A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que os investigados sejam condenados a ressarcir os danos ao patrimônio público.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

 

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.