Lula confronta o Centrão e banca Nísia Trindade na Saúde: “Alguns ministros não são trocáveis”

Atualizado em 14 de julho de 2023 às 13:38
O presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu novamente a permanência de Nísia Trindade no Ministério da Saúde e disse que alguns titulares das pastas “não são trocáveis”. A declaração ocorreu durante discurso no lançamento do Novo Mais Médicos, nesta sexta-feira (14), no Palácio do Planalto.

A fala de Lula ocorre em meio à pressão do Centrão para aumentar seu espaço no primeiro escalão do governo em troca de integrar a base de apoio do Planalto no Congresso.

“Eu tenho muito orgulho de ter escolhido a Nísia ministra da Saúde.[…] Então, estou dizendo isso porque estamos em um período que o Congresso está de férias e todo dia eu leio nos jornais a troca de ministros. Eu já troquei todo mundo, só falta eu mesmo me trocar”, afirmou o petista.

“Deixa eu falar uma coisa pra vocês. Eu vou viajar agora, eu disse pra Nísia já publicamente. Tem ministros que não são trocáveis. Tem pessoas e tem funções que são uma coisa da escolha pessoal do presidente. Ela não é ministra do Brasil, ela é minha ministra”, declarou.

A primeira troca de ministros foi formalizada na quinta-feira (13). O presidente convidou o deputado federal Celso Sabino (União-PA) para assumir a chefia do Ministério do Turismo no lugar de Daniela Carneiro, que perdeu apoio da sigla.

Além de cobiçar o cargo de Nísia Trindade, partidos também estão de olho no Ministério do Desenvolvimento Social, Esportes e a gestão da Caixa Econômica Federal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link