
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciaram neste sábado (15) um abaixo-assinado contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, devido a alta da taxa básica de juros (Selic), mantida em 13,75% pelo Copom (Comitê de Política Monetária).
Em frente a sede do BC, em São Paulo, eles gravaram um vídeo e pediram para as pessoas aderirem a campanha.
“Nós estamos começando essa campanha junto com outras pessoas para que a gente colete muitas assinaturas para mandar para o Banco Central para derrubar a taxa de juros e para a saída do Campos Neto. Não dá para continuar com um presidente do Banco Central que foi indicado pelo Bolsonaro, pelo Paulo Guedes e que está contra o Brasil. Os juros estão em 13,75%”, disse Gleisi.
“Ainda tem gente que diz que a inflação caiu porque o Campos Neto manteve os juros alto. Eles estão com juros alto desde o início do ano passado e não conseguiram derrubar a inflação. Sabe o que que derrubou a inflação? A política do governo do presidente Lula de trazer credibilidade ao Brasil, foi interferir na política de preços da Petrobras”, declarou.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Vantagens da queda de juros
Estímulo ao investimento produtivo: Juros mais baixos tornam o financiamento de projetos de investimento mais atrativo para as empresas. Com custos de empréstimos menores, as empresas podem expandir suas operações, modernizar sua infraestrutura e investir em inovação, o que aumenta a produtividade e a competitividade da economia.
Estímulo ao setor imobiliário: Taxas de juros mais baixas podem impulsionar o setor imobiliário, estimulando a demanda por financiamentos para a compra de imóveis e impulsionando a construção civil. Isso gera empregos e movimenta diversos setores da economia, contribuindo para o crescimento econômico.
Estímulo às exportações: A redução dos juros pode resultar na desvalorização da moeda nacional, o que torna os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional. Com taxas de câmbio favoráveis, as exportações podem aumentar, impulsionando a produção e gerando receitas em moeda estrangeira para o país.
Estímulo à redução do endividamento: Taxas de juros mais baixas podem ajudar a aliviar a carga de dívidas das famílias e das empresas. Isso proporciona maior margem para investimentos, consumo e pagamento de compromissos financeiros, estimulando a recuperação econômica e reduzindo o risco de inadimplência.