Imagens de agressão a Moraes serão trazidas ao Brasil até sexta (21), diz Dino

Atualizado em 17 de julho de 2023 às 14:15
O ministro da Justiça, Flávio Dino

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que as imagens do ataque contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e seus familiares no Aeroporto Internacional de Roma chegarão ao Brasil até sexta (21). O magistrado foi atacado na última sexta (14) por um grupo de brasileiros. A informação é do Blog da Ana Flor no g1.

O representante da Polícia Federal na Itália fez um pedido formal às autoridades italianas pelas imagens das câmeras de segurança do aeroporto nesta segunda (17). Segundo o ministro da Justiça, os governos do Brasil e da Itália são signatários de acordos de cooperação para intercâmbio de informações.

Para a PF, as gravações são “essenciais” para esclarecer o caso, já que os acusados, Alex Zanatta Bignotto, Andrea Mantovani e Roberto Mantovani Filho, negam ter hostilizado o magistrado. A legislação brasileira permite que criminosos respondam por delitos cometidos no exterior e Dino afirma que eles devem ser investigados apenas no Brasil.

Em entrevista à GloboNews, o ministro da Justiça afirmou que a agressão pode ser configurada como crime contra a honra, ameaça e ataque ao estado democrático de direito.

“A PF, com isenção e caráter técnico, vai ouvir todas as pessoas. É necessário que haja isto para que haja uma resposta legal para este fato. E também [para a] prevenção, para que outras pessoas não se sintam animadas a prosseguir nessa vereda reprovável de agressões em locais públicos”, afirmou Dino.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.