
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (18), que conversou com representantes do governo e da oposição da Venezuela sobre a possibilidade de “normalizar a situação” no país. A declaração foi feita durante o podcast semanal Conversa com o Presidente.
“Inclusive, tivemos uma reunião com França, Colômbia, Argentina, representante do negociador das oposições da Venezuela, com a vice-presidente, para discutir um pouco a possibilidade de normalizar a situação na Venezuela”, disse o presidente petista.
A reunião ocorreu na última segunda-feira (17), em Bruxelas, na Bélgica, durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE). Do lado do governo estava a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez e, do lado da oposição, Gerardo Blyde.
No encontro, oposição e governo discutiram a possibilidade de um acordo para a realização das eleições de 2024 e o levantamento de sanções impostas sobre a Venezuela. Lula, por sua vez, falou sobre a importância do país ter um processo eleitoral reconhecido por todas as partes. “Só os venezuelanos podem resolver o problema do país”, ressaltou.
Também na reunião de ontem, Delcy Rodriguez classificou as sanções econômicas contra seu país como “bloqueio criminoso”, e pediu que as restrições sejam suspensas. O encontro contou com a participação do presidente da França, Emmanuel Macron, do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e do presidente da Argentina, Alberto Fernández.
“Viemos com muita esperança de trazer a mensagem da Venezuela, a suspensão do bloqueio criminoso contra nosso país, por isso trazemos do presidente [o ditador venezuelano] Nicolás Maduro uma mensagem de paz, harmonia, cooperação, que deve ser o caminho que continua e orienta nossos países”, afirmou Rodriguez.
Assista abaixo: