
Ary Borges marcou o primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023. A Seleção Brasileira estreou no torneio, nesta segunda-feira (24), com uma vitória de 4 a 0 contra o Panamá.
A brasileira marcou três gols e assumiu provisoriamente a artilharia da competição. Ela repetiu um feito que já havia sido realizado por Cristiane, em 2019, que fez um hat-trick para garantir a vitória do Brasil sobre a Jamaica por 3 a 0. O quarto gol foi marcado por Bia Zaneratto, também com assistência da camisa 17.
Ary se tornou a primeira brasileira a marcar três gols em sua estreia na Copa do Mundo Feminina. Aos 23 anos, Ary faz parte da renovação do time proposta pela treinadora Pia Sundhage.
Ela nasceu em São Luís do Maranhão, em 1999, e contou que teve um grande apoio de seus familiares para se tornar jogadora de futebol profissional.
Ela atua, atualmente, como meia pelo Racing Louisville, dos EUA, na Nationals Women’s Soccer League. Ary foi campeã pernambucana pelo Sport, em 2017 e 2018, e venceu, pelo Palmeiras, uma Copa Paulista (2021), um Campeonato Paulista e uma Libertadores da América, em 2022. No mesmo ano, ganhou a Copa América pela Seleção.
Na base, onde tinha que jogar com os meninos, a atleta começou a jogar pelo Centro Olímpico, em São Paulo. Depois, foi para o Sport. Do Recife, veio para o tricolor paulista. Do Morumbi, foi para o Palmeiras e, em seguida, se transferiu para os EUA. Sem contar as passagens pela seleção.
Vale destacar que Ary é simpatizante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A jogadora mostrou apoio ao atual chefe do Executivo em diversas ocasiões.
Confira:

ARY BORGES FEZ O L
É O BRASIL FELIZ DE NOVO! pic.twitter.com/nqbl2Pp9T6
— advogato OG® (@valneifils) July 24, 2023