Lula prepara reuniões com PP e Republicanos para discutir mudanças nos ministérios

Atualizado em 27 de julho de 2023 às 15:17
O presidente Lula. Foto: AFP

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, telefonou aos líderes do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, e do PP, André Fufuca, para planejar reuniões com o presidente Lula. O mandatário planeja encontros na próxima semana para avançar nos diálogos sobre trocas na Esplanada dos Ministérios. A informação é da Folha de S.Paulo.

O petista tem tido problemas com apoio de siglas no Congresso Nacional. O PP e o Republicanos integraram a base de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Membros do Planalto e do Congresso Nacional avaliam que Fufuca e o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) devem ser nomeados ministros.

A escolha de conversar se dá porque o PP é o partido de Arthur Lira, presidente da Câmara e principal líder do Centrão. O Republicanos, por sua vez, tem como presidente o deputado Marcos Pereira, que será pré-candidato à presidência da Câmara.

Ainda não há previsão de conversas com o presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), que já indicou que não quer conversas com o mandatário. Seu partido, no entanto, mira o Ministério do Desenvolvimento Social, chefiado por Wellington Dias, enquanto o Republicanos quer o Ministério do Esporte, comandado por Ana Moser.

Padilha se reuniu nesta terça (25) com Lula para traçar possíveis cenários de uma reforma ministerial. Existe a possibilidade de as mudanças na Esplanada contemplarem estatais, como a Caixa Econômica Federal. O Planalto pretende negociar principalmente superintendências e as vice-presidências do banco.

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) já é negociada com o Republicanos e a tendência é que a sigla indique uma mulher para o posto. Também são estudadas outras trocas nas pastas da Ciência e Tecnologia e na Gestão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link