Fake news: Bolsonaro republica vídeo de 2021 para acusar PT de ordenar facada

Atualizado em 27 de julho de 2023 às 16:42
O ex-presidente Jair Bolsonaro
Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro ressuscitou um vídeo de 2021 para insinuar que o PT ordenou a facada contra ele em 2018. Nesta quinta (27), ele publicou nas redes sociais trecho de entrevista de José Dirceu em que ele diz que o atentado foi “um dos erros nossos”.

Segundo o vídeo compartilhado por Bolsonaro, no trecho Dirceu “assume” que a sigla foi responsável pela facada. Seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro, já havia compartilhado o mesmo conteúdo em 2021 para tentar dar força à narrativa de que a esquerda seria autora do atentado.

Na ocasião, o próprio Dirceu desmentiu a narrativa e esclareceu a declaração. “Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos E a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis”, afirmou. Ele ainda disse que o clã Bolsonaro “distorce de próposito” sua fala.

O trecho é de uma entrevista do petista ao canal Tutaméia, no YouTube, transmitida em abril de 2021.

A Polícia Federal já negou a hipótese várias vezes e deixou claro que Adélio Bispo agiu sozinho. O delegado Rodrigo Morais Fernandes já explicou por duas vezes que não houve mandante no crime e explicou que a corporação analisou quebras de sigilos do autor, não encontrando nenhuma outra pessoa que tenha alguma ligação com o ato.

A investigação fez uma análise exaustiva das imagens do dia do atentado, além de perícia em computadores da lan house que Adélio frequentava, mensagens em aplicativos de conversa, 2 terabytes de imagens e mais de 250 gigabytes de informações em mídia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.