A arte de separar o joio do trigo. E publicar o joio. Por Fernando Morais

Atualizado em 11 de dezembro de 2016 às 17:09

IMG_0748

Do Nocaute:

Até as rãs que coaxam nas águas mefíticas do rio Tietê já sabiam que a popularidade do Postiço vem descendo a ladeira desde o dia em que ele se instalou no Palácio do Planalto, com a ajuda do escrete formado por Boca Mole, Todo Feio, Gripado, Ferrari e Corredor; Missa, Justiça e Angorá; Babel, Caranguejo e Misericórdia.

Até os gaviões que comem as rãs e as ratazanas do rio Tietê sabem que a economia brasileira também vem desabando vertiginosamente depois que o Postiço Temer tomou o poder sem para isso ter obtido um só, um único, solitário voto.

A Folha de S. Paulo colocou na rua os pesquisadores do Datafolha e descobriu o que rãs, ratazanas e gaviões já estavam carecas de saber: a popularidade do Postiço desabou e a economia, sob a batuta dele, encruou.

O levantamento do Datafolha, porém, traz uma notícia: 63% da população querem que o Postiço renuncie já, ainda este ano, e que sejam convocadas eleições diretas para a Presidência da República.

Ladina, a Folha dá em manchete o que todo mundo já sabia (queda da popularidade + desastre econômico) e publica numa chamadinha o que todo mundo queria saber: o Brasil quer a renúncia do Postiço ainda este ano e convocação de eleições diretas já.

Gay Talese, o grande repórter gringo, já disse que o jornalismo é a arte de sujar os sapatos. Ao contrário dele, alguém também já disse que o jornalismo é a arte de separar o joio do trigo – e publicar o joio.

Em vez de sujar os sapatos, a Folha parece preferir sujar as mãos: separa o joio do trigo e publica o joio.