A cadeia é o melhor lugar para a segurança dos irmãos Brazão. Por Moisés Mendes

Atualizado em 11 de abril de 2024 às 7:07
Chiquinho Brazão (Foto: Vinicius Loures)

Ainda prospera a suspeita de que os irmãos Brazão teriam sido mandados por algum mandante mais poderoso, quando da ordem para que Ronnie Lessa matasse a vereadora Marielle Franco.

A suspeita se fortalece com atitudes como as que aconteceram nessa quarta-feira, dentro e fora da Câmara, quando toda a extrema direita do PL e do resto do bolsonarismo se mobilizou pela soltura do deputado Chiquinho Brazão (foto).

Fracassaram, porque a maioria dos colegas decidiu, por 277 votos a 129, que o deputado deve continuar preso. O que ficou como rescaldo do dia foi o esforço da base mais fiel a Bolsonaro para tentar tirá-lo da cadeia.

E assim as perguntas são reavivadas, em meio a iniciativas como a do próprio Bolsonaro, que mandou o filho Eduardo gravar um vídeo com recados à bancada do PL. Para que a bancada livrasse o parceiro na votação que no fim decidiu mantê-lo encarcerado.

Por que Bolsonaro tem tanto interesse na soltura de Brazão, se a família toda comemorou a prisão do deputado e do irmão dele, Domingos Brazão?

Flávio Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

Por que essa preocupação agora, se Flavio Bolsonaro saiu a dizer publicamente o que pode ser assim resumido: olhem só, os Brazão estão presos, não foi meu pai.

No dia 23 de março, logo depois da prisão dos irmãos, Flávio comemorou no Twitter:

“A polícia parece ter dado passos importantes para solucionar a morte de Marielle Franco. Para a frustração de algumas pessoas, o que era óbvio está ainda mais claro: Bolsonaro não tem qualquer relação com o caso. Apesar desse fato inequívoco, a esquerda quer criar uma associação que não existe. Esse tipo de farsa narrativa é perigosa e criminosa”.

Com os passos importantes da polícia, largaram os irmãos na estrada, com a insinuação de que o caso estava sendo resolvido. E assim Bolsonaro estaria livre de suspeitas.

Até ali, a família não estava preocupada em dizer que a prisão dos Brazão é inconstitucional, como agora defendem Eduardo e toda a base de extrema direita no Congresso.

Por que, depois de exaltar a prisão dos irmãos, tem gente preocupada? O que Chiquinho e Domingos sabem que a polícia ainda não ficou sabendo e que todos nós deveremos saber?

Há mandantes que mandavam nos irmãos Brazão? É a pergunta que talvez só obtenha resposta se os dois continuarem presos. Libertados, os irmãos sabem que tudo poderia acontecer.

Os Brazão sabem bem que cinco envolvidos no assassinato de Marielle e Anderson Gomes já foram mortos. Sabem coisas que outras pessoas devem saber, mas mantêm segredo. A prisão pode ser, hoje, a única forma de proteção para os dois.

Nesse caso, os Brazão não são acusados de corrupção, de participação na tentativa de golpe ou de conluio com os muambeiros das joias. São suspeitos de envolvimento em crime da alta bandidagem do Rio.

São apontados como mandantes do assassinato político de maior repercussão no país nos últimos anos. Quem iria protegê-los, se fossem soltos?

Originalmente publicado em Blog do Moisés Mendes

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link