Destaques

A conta simplista do apoio ao voto impresso. Por Moisés Mendes

Urnas eletrônicas sendo preparadas para votação. Reprodução: TRE/PA

Publicado originalmente no blog do autor

Todos os 229 deputados que apoiaram a proposta de emenda do voto impresso são defensores da tese bolsonarista ou são próximos ou seguidores incondicionais de Bolsonaro? Não. Claro que não.

LEIA – Rêgo Barros sugere que se contenha a loucura de Bolsonaro. Por Moisés Mendes

A indução a esse erro, que se dissemina em algumas análises apressadas, só contribui para a confusão a serviço de Bolsonaro.

LEIA MAIS – O ministro da Defesa que os militares argentinos vão ter de engolir. Por Moisés Mendes

São conclusões simplistas que tentam fazer também uma conexão entre a votação de ontem e os indícios (que teriam saído dessa votação) de que se reduziu a possibilidade de impeachment de Bolsonaro.

A proposta de voto impresso não era, para a maioria dos que a apoiaram, uma ideia comprometedora. Ah, dizem, mas era defendida por Bolsonaro. Sim, o grande defensor do voto impresso é Bolsonaro.

Há vastos contingentes envolvidos no debate, inclusive analistas políticos, acadêmicos, estudiosos, que mais confundiram do que esclareceram. Todos sugerindo que o debate do voto impresso é técnico. Nesses circunstâncias, não é.

A certeza de que Bolsonaro é apenas um farsante, que deseja o voto impresso para criar confusão, e não para assegurar mais transparência, é clara para a classe média bem informada e para as esquerdas.

Mas e o resto, talvez a maioria? E a classe média conservadora que lê os analistas com seus argumentos ‘técnicos’ sobre o voto impresso? E a população que nem sabe direito o que estava sendo votado?

O deputado que se posicionou pelo voto impresso não fica mal na parada com os não-bolsonaristas, nem é necessariamente um bolsonarista. Ele pode ser apenas um pragmático-oportunista.

Esse deputado pode ter motivos claros para ter votado pela emenda, mas que não passem apenas pelo alinhamento com a extrema direita e os desejos de Bolsonaro.

O deputado que apoiou o voto impresso sabe que atende demandas de gente que não é bolsonarista. E mediu até o risco de ser visto como alguém contrário a uma ideia, aparentemente sensata, de que o voto deve ser “auditável”.

Bolsonaro apropriou-se de uma tese que até poderia ser racional e aplicável. Por que alguém seria contra a transparência na eleição? Pesquisa do PoderData realizada em maio mostrou que 40% dos brasileiros aprovavam a ideia.

A direita da bancada gaúcha, que votou em peso na ideia, não é toda bolsonarista. É apenas uma bancada reacionária, com alguns da extrema direita.

Os gaúchos e outros deputados que apoiaram a proposta defendida por Bolsonaro fizeram uma conta de chegada: apoiam o voto impresso, eliminam riscos com o eleitorado conservador e ainda ficam bem com o governo.

O impeachment é outra conversa, é outro jogo, que somente será
jogado quando o centrão tiver saqueado o que estiver por perto e jogar o bagaço de Bolsonaro na sarjeta.

A matemática que tenta juntar a votação de ontem aos possíveis resultados de uma tentativa de impeachment é prima daquela em que Bolsonaro somou a queda de 4% do PIB com o aumento de 5% e concluiu que o ganho para a economia havia sido de 9%.

A conta simplista do apoio ao voto impresso. Por Moisés Mendes. Foto: Reprodução

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Moisés Mendes

Recent Posts

Mortes em enchentes no RS chegam 66 e número supera tragédia de 2023

O Rio Grande do Sul registrou na manhã deste domingo (5) 66 mortes em decorrências…

59 minutos ago

Chuvas no RS: fake news atrapalham resgates de pessoas ilhadas

O quarto dia da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul foi marcado por…

3 horas ago

Show da Madonna leva 1,6 milhão Copacabana (RJ), diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para Copacabana…

3 horas ago

Lula volta ao RS neste domingo para acompanhar áreas afetadas pela chuva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o presidente do Congresso Nacional,…

4 horas ago

Cazuza, Renato Russo e mais: Madonna homenageia artistas mortos pela AIDS

Durante sua apresentação na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado…

12 horas ago

Uma figura fora de esquadro. Por Moisés Mendes

Eduardo Leite é, na história da política gaúcha, uma das figuras públicas mais deslocadas do…

12 horas ago