Procurar
Logo Diario do Centro do Mundo
Apoie o DCM
  • ÚLTIMAS
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • MUNDO
  • MÍDIA
  • COMPORTAMENTO
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • Esporte
  • Especiais DCM
  • DCM TV
  • Cupom de descontos
  • Cupom de desconto Descomplica
  • Cupom de desconto Dpaschoal
  • Cupom de desconto Kérastase
  • Bônus Esportes da Sorte
  • Cupom de desconto Yves Saint Laurent
  • Cupom de desconto Avell
  • Apoie o DCM
Diário do Centro do Mundo
  • ÚLTIMAS
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • MUNDO
  • MÍDIA
  • COMPORTAMENTO
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • Esporte
  • Especiais DCM
  • DCM TV
  • Cupom de descontos
    • Cupom de desconto Descomplica
    • Cupom de desconto Dpaschoal
    • Cupom de desconto Kérastase
    • Bônus Esportes da Sorte
    • Cupom de desconto Yves Saint Laurent
    • Cupom de desconto Avell
  • Apoie o DCM

A crise brasileira à luz da teoria do caos. Por Leonardo Boff

Publicado por
Diario do Centro do Mundo
-
Atualizado em 18 de junho de 2018 às 14:34
Apoie o DCM

Publicado no blog de Leonardo Boff

Já há muitos anos, cientistas vindos das ciências da vida e do universo começaram a trabalhar com a categoria do caos. Inicialmente também Einstein participava da visão de que o universo era estático e regulado por leis determinísticas. Mas sempre escapavam alguns elementos que não se enquadravam neste esquema. Para harmonizar a teoria, Einstein criou o “princípio cosmológico” do qual mais tarde se arrependeria muito, porque não explicava nada mas mantinha a teoria standard do universo linear inalterada. Com o advento da nova cosmologia mudou completamente de ideia e começou a entender o mundo em processo ininterrupto de mutação e auto-criação.

Tudo começou com a observação de fenômenos aleatórios como a formação das nuvens e particularmente o que se veio chamar de efeito borboleta (pequenas modificações iniciais, como o farfalhar das asas de uma borboleta no Brasil, podem provocar uma tempestade em Nova York) e a constatação da crescente complexidade que está na raiz da emergência de formas de vida cada vez mais altas (cf.J.Gleick Caos: criação de uma nova ciência,1989).

O sentido é este: por trás do caos presente se escondem dimensões de ordem. E vice-versa, por detrás da ordem se escondem dimensões de caos. Ilya Progrine (1917-2003), prêmio Nobel de Química em 1977, estudou particularmente as condições que permitem a emergência da vida. Segundo este grande cientista, sempre que existir um sistema aberto, sempre que houver uma situação de caos (longe do equilíbrio) e vigorar uma não-linearidade, é a conectividade entre as partes que gera uma nova ordem vital (cf. Order out of Chaos,1984).

Esse processo enfrenta bifurcações e flutuações. Por isso a ordem nunca é dada a priori. Ela depende de vários fatores que a levam a uma direção ou à outra.

Fizemos toda esta reflexão sumaríssima (exigiria muitas páginas) para nos ajudar a entender melhor a crise brasileira. Inegavelmente vivemos numa situação de completo caos. Ninguém pode dizer para onde vamos. Há várias bifurcações. Caberá aos atores sociais determinar uma bifurcação que não represente a continuidade do passado que criou o caos. Sabemos que há oculto dentro dele uma ordem mais alta e melhor. Quem vai desentranhá-la e fazer superar o caos?

Aqui se trata, no meu modo de ler a crise, de liquidar o perverso legado da Casa Grande traduzida pelo rentismo e pelos poucos miliardários que controlam grande parte de nossas finanças. Esses são o maior obstáculo para superação da crise. Antes, eles ganham com ela. Não oferecem nenhum subsídio para superá-la. E possuem aliados fortes a começar pelo atual ocupante da Presidência e parte do Judiciário, pouco sensível à cruel injustiça social e à superação histórica dela.

Precisamos constituir uma frente ampla de forças progressistas e inimigas da neocolonização do país para desentranhar a nova ordem, abscôndita no caos atual mas que quer nascer. Temos que fazer esse parto mesmo que seja doloroso. Caso contrário, continuaremos reféns e vítimas daqueles que sempre pensaram corporativamente só em si, de costas, como agora, contra o povo.

O caos nunca é só caótico. É gerador de nova ordem. O universo se originou de um tremendo caos inicial (Big Bang). A evolução se fez e se faz para colocar ordem neste caos. Devemos imitar o universo e construir uma nova ordem que seja includente a todos, a partir dos últimos.

Participe de nossos canais e nos siga nas redes sociais:
Diario do Centro do Mundo
  • MIDIA KIT
  • EXPEDIENTE
  • FALE CONOSCO
  • Sobre nós
  • Panorama Mundial da Internet
  • DCM é um parceiro do IG ÚLTIMO SEGUNDO
©
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu usoOkPolítica de Privacidade