A eleição entediante deve ser decidida no 1° turno. Por Alberto Carlos Almeida

Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 13:05
Eleições presidenciais
Lula tem vantagem sobre Bolsonaro no Nordeste, Sul e Sudeste
Foto: Reprodução

Por Alberto Carlos Almeida

Agora não é apenas a eleição que é entediante, mas também esta análise que você lê. Desde janeiro de 2022 venho afirmando que se trata de uma eleição entediante na opinião pública, pois as proporções de votos dos principais candidatos não se altera fora da margem de erro, tampouco a vantagem de Lula sobre Bolsonaro.

Dados de pesquisa entediantes resultam, mais cedo ou mais tarde, em análise entediante. Por isso, aquele que vos escreve diminuiu a frequência deste singelo informativo.

É possível que na reta final da campanha haja um crescimento tanto de Lula como de Bolsonaro, resultado do voto útil, que acaba por tornar qualquer eleição passível de ser descrita sob a Lei de Pareto, a lei 80/20 ou mesmo a função exponencial.

Em todas as eleições para todos os cargos poucos candidatos concentram muitos votos, é semelhante ao tráfego de acesso a sites na internet.

Impossível dizer com certeza que isto ocorrerá. Porém, nas eleições passadas aconteceu com Bolsonaro na última semana em 2018 e Aécio no últimos três dias em 2014. Caso este fenômeno se repita a eleição tenderá a ser decidida no primeiro turno.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link