A era digital das apostas esportivas

Atualizado em 18 de abril de 2022 às 13:51

Desde o início dos anos 2000 vivemos em uma era tecnológica em que as coisas mudam em ritmo acelerado na indústria do entretenimento e o mundo das apostas esportivas não é exceção a isso.

Fatores como internet rápida, dispositivos modernos e principalmente a adesão das novas gerações à cultura das apostas têm feito desse segmento um fenômeno global de engajamento.

Além do mais, vale ressaltar que o mundo nunca teve tantos usuários de internet como nos dias de hoje. Segundo o estudo “Digital 2022: Global Overview Report”, publicado pelo portal Datareport, quase 5 bilhões de pessoas estão conectadas à rede mundial de computadores.

Posto isto, além da expansão de novas tecnologias que possibilitam a fabricação de aparelhos portáteis e computadores eficientes de bom custo-benefício aos consumidores, o setor da aposta esportiva vem se tornando cada vez mais dinâmico; principalmente no ponto de vista da praticidade e nas alternativas de apostas.

Atualmente os principais sites de apostas são otimizados para praticamente todos os tipos de plataformas digitais, bem como oferecem aos seus clientes dezenas de esportes para apostar, tanto em mercados que antecedem as partidas quanto em modo de apostas ao vivo que são realizadas em tempo real.

Dessa forma, graças à fusão digital do setor, a internet se tornou uma maneira de os entusiastas do esporte expandirem os seus horizontes nas apostas. Não por acaso, existem profissionais do segmento em vários cantos do mundo que dedicam muitas horas do dia para estudar o mercado das apostas esportivas.

O fenômeno das apostas ao vivo na internet

Em tempos atuais, em que o consumo de mídia e streaming tomam conta do entretenimento online, principalmente nos celulares, os esportes continuam sendo uma das poucas experiências compartilhadas ao vivo na cultura contemporânea.

Sendo assim, não demorou muito tempo para que as apostas esportivas ao vivo se tornarem um dos grandes trunfos do setor na internet, contribuindo para ampliar o leque de alternativas ao público apostador.

O mercado de apostas ao vivo se torna ativo à medida que os eventos acontecem em tempo real, com os sites de apostas esportivas modificando as probabilidades por meio de softwares, conforme o andamento das partidas.

Por exemplo, nas apostas do Brasileirão Série A, se uma determinada equipe estiver se aproximando do campo defensivo do adversário com alto volume ofensivo, as plataformas modificarão em poucos segundos as probabilidades do jogo.

Na realidade, devido ao dinamismo atual das apostas ao vivo, muitos apostadores profissionais instalam vários monitores no espaço de trabalho com o objetivo de acompanhar jogos que acontecem no mesmo horário com o objetivo de aumentarem as chances de encontrar apostas de valor no mercado à medida que as probabilidades mudam.

A participação dos meios de comunicação no crescimento das apostas

Se há alguns anos pouco se falava do mundo das apostas na grande mídia, hoje, com a indústria global de apostas esportivas cada vez mais prestigiada, diferentes empresas e plataformas expõem as suas respectivas marcas em espaços publicitários de alto alcance: seja em eventos esportivos, sites, ou em intervalos comerciais na TV (aberta e por assinatura).

Embora a maioria dos veículos de comunicação não sejam provedores de apostas, muitos deles já fazem um trabalho de iniciação no âmbito, divulgando as probabilidades de um eventual vencedor de um jogo, por exemplo. O que significa que já não restam dúvidas de que os meios de comunicação abraçaram as apostas como uma forma de entretenimento, em que o seu público deseja fazer parte e interagir.

Algumas considerações sobre o futuro das apostas esportivas

Consolidado em muitos países, o setor das apostas esportivas promete algumas mudanças significativas em breve, principalmente na área tecnológica.

Nesse sentido, a padronização do 5G, a quinta geração de redes móveis que promete velocidades ultrarrápidas e baixa latência nas conexões, é considerada um dos principais fatores que deverão impulsionar ainda mais o segmento, melhorando a experiência nas apostas online.

Além disso, a tendência para os próximos anos é uma participação progressivamente maior dos eSports (esportes eletrônicos) no mercado das apostas, competindo lado a lado com esportes tradicionais em termos de relevância. Hoje, somente no Brasil, o público de eSports ultrapassa a casa dos 20 milhões — segundo dados fornecidos pela empresa de consultoria Newzoo.

Não à toa, muitos sites de apostas de renome oferecem um alto leque de opções para os usuários apostarem em torneios de esportes eletrônicos, tamanha é a importância da modalidade de games dentro do setor.