A extrema-direita na Suécia e o fim de um mundo. Por Milton Blay

Atualizado em 14 de setembro de 2022 às 18:47
Manifestação da extrema-direita sueca

O mundo está mudando na nossa cara, embora muitos pretendam não ver. O problema é que está mudando para pior, muito pior, quebrando alicerces que pensávamos inabaláveis.

Esta semana nos chegou da outrora tranquila Suécia uma notícia que a analista política Teresa de Sousa, do Publico, de Lisboa, chamou de “perturbadora”. Neste país, que muitas vezes idealizamos como um modelo de tolerância, de bem estar e desenvolvimento, o partido de extrema-direita Os Democratas Suecos somou 20% dos votos, sendo o mais votado entre os partidos de direita e superado apenas pelos sociais-democratas da atual primeira-ministra Magdalena Anderson, que obteve 30%. Como sempre, desde 1917 o partido Social-Democrata chegou na frente, o que não significa que tenha governado durante os últimos 105 anos. Em razão do número de partidos e do sistema eleitoral sueco, os mais votados nem sempre levam. Os governos são formados na base de coligações, ora à esquerda, ora à direita.

A alternativa para Magdalena Anderson permanecer no poder é se entender com o líder de centro-direita Ulf Kristersson, do Partido Moderado, como tem acontecido. Só que Ulf também cobiça o cargo de primeiro-ministro e para tanto estaria disposto a negociar com os Democratas Suecos. É o mesmo cenário de 2018, com uma diferença: há 4 anos dois pequenos movimentos – os liberais e os centristas – negaram-se a governar com a extrema-direita. Hoje porém, estariam propensos a negociar. Kristersson precisa dos Democratas Suecos, que por sua vez exigem entrar no governo e, como arma de chantagem, agitam a possibilidade de reivindicar o cargo de primeiro-ministro.

O puzzle é complexo e segundo os analistas não haverá governo tão cedo.

O surpreendente é que se trata de um país rico, com uma qualidade de vida invejável e com um estado social que foi durante muito tempo um modelo para as democracias europeias. Aliás, um palmares que partilha com os seus vizinhos nórdicos, hoje igualmente ameaçados pelos partidos de extrema-direita: Partido do Povo, na Dinamarca, os Verdadeiros Finlandeses e o Partido do Progresso, na Noruega.Isso leva alguns ideólogos a afirmar que a luta de classes morreu.

O pior é que os países nórdicos estão longe de ser exceção. O mapa europeu está em ebulição.

Dentro de alguns dias, nas eleições gerais, os italianos poderão entregar o governo a uma coligação liderada pelo partido neofascista Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni. O que já acontece na Hungria e na Polônia, e se alastra
pela França, Holanda, Bulgária, Austria, Grécia, Bélgica, Portugal, Grã-Bretanha; sempre com apoio, inclusive financeiro, de Vladimir Putin.

Além da Itália ter a terceira economia da Europa, a projeção de Meloni já ultrapassou as fronteiras da península. Em 2020 ela foi eleita presidente do Partido dos conservadores e reformistas europeus, que congrega os populistas de direita da União Europeia, de Marine Le Pen a Viktor Orban.
Originalmente, os Democratas Suecos eram um movimento neonazista, criado nas últimas décadas do século XX. Recentemente, o partido mudou de nome e adaptou seu discurso, menos abertamente racista e menos chocante para a maioria da população. O mesmo que aconteceu na França, com Marine Le Pen, que com uma estratégia similar obteve ganhos eleitorais impressionantes.

A onda migratória de 2015 e 2016, com milhões de sírios fugindo para a Europa, traduziu-se num enorme impulso para os partidos nacionalistas e populistas europeus, oferecendo-lhes a bandeira do combate à imigração, sobretudo de origem islâmica. Além da imigração, a insegurança jogou água no moinho dos neofascistas, que com um discurso xenófobo associaram os refugiados ao aumento da violência.

Só este ano, já houve 44 vítimas mortais em tiroteios, 21 das quais em Estocolmo e 11 em Malmo. Assim, ficou fácil ao partido de extrema-direita transformar a campanha numa questão de ordem pública, apontar os imigrantes dedo em riste e acusar o governo de não fazer nada.

Também há, na antes tranquila Suecia, o recrudescimento de redes de tráfico de droga, como não se via há muito.
A Suecia é hoje uma das sociedades mais multiculturais da Europa, com um terço da sua população tendo nascido num outro país. Hoje porém, os “estrangeiros” viraram bode expiatório. Os Democratas Suecos, supremacistas, apresentam-se como “o único partido político que pode salvar a maioria da população sueca de origem branca”.
Os suecos vivem, embora em proporção menor, exatamente os mesmos problemas dos outros europeus: carestia de vida, aumento das filas de espera nos serviços de saúde, resultados escolares em queda. Questões que a extrema-direita quer enfrentar com uma velha receita, aplicada na Europa, como nos Estados Unidos por Trump, como no Brasil de Bolsonaro, e que se resume em duas palavras: ódio e radicalização.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link