A fala de Lula sobre traficantes que deixou bolsonaristas furiosos

Atualizado em 24 de outubro de 2025 às 13:54
O presidente Lula durante conversa com jornalistas na Secretaria-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula revoltou bolsonaristas nesta sexta (24) ao afirmar que “os traficantes são vítimas dos usuários também”. A declaração foi feita em entrevista a jornalistas, quando o petista comentou os recentes ataques ordenados por Donald Trump contra embarcações no Caribe e no Pacífico.

Lula criticou a política americana de ações militares fora do próprio território e disse que pretende discutir o tema “com prazer” em um futuro encontro com Trump. O petista defendeu que o combate ao narcotráfico deve levar em conta tanto os traficantes quanto os consumidores de drogas.

“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Ou seja, você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, afirmou.

Ele completou afirmando que o mundo precisa abandonar a “polarização do bem contra o mal” e adotar políticas mais equilibradas no enfrentamento das drogas. O presidente também argumentou que nenhuma punição pode ocorrer sem julgamento e criticou ações unilaterais que desrespeitam a soberania de outros países.

“Antes de punir alguém, eu tenho que julgar essa pessoa. Você não pode simplesmente dizer que vai invadir o território dos outros para combater o narcotráfico sem respeitar a autodeterminação dos povos”, completou o presidente.

As falas repercutiram entre políticos bolsonaristas, que acusaram Lula de “romantizar o tráfico”. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a fala dizendo que, “no ritmo que vai, o PCC vira ONG”. Já o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), chamou a declaração de “inacreditável” e disse que o governo “passa pano para o crime”.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) também atacou Lula e o acusou de inverter papéis entre criminosos e vítimas. “Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos… Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão”, escreveu nas redes sociais.

O deputado estadual bolsonarista Thiago Gagliasso (PL-RJ) afirmou que Lula “está sempre do lado dos criminosos”. Segundo ele, a fala do presidente reforça uma postura de condescendência com o crime.

Veja a reação dos bolsonaristas:

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.