A fala do vice-líder de Tarcísio que rompeu a paz com Eduardo

Atualizado em 24 de julho de 2025 às 13:50
Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Foto: reprodução

O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil), membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), publicou um vídeo nas redes sociais criticando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A publicação reacendeu a tensão entre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o governador paulista, rompendo uma trégua estabelecida dias antes.

No vídeo, Zacarias argumentou que o ex-presidente teria fortalecido o Supremo Tribunal Federal (STF) ao vetar um projeto que limitava os poderes da Corte, numa tentativa de proteger o senador Flávio Bolsonaro (PL). Além disso, o parlamentar atribuiu a Bolsonaro a responsabilidade pela volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, devido à indicação do ministro Kassio Nunes Marques ao STF.

“Por que eu critico tão pesado o ex-presidente? Na ânsia de salvar Flávio Bolsonaro, ele acabou vetando o projeto que suspendia os superpoderes do STF. Outra coisa, se Lula é presidente hoje é porque Bolsonaro fez uma péssima indicação para o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro indicou Kassio Nunes Marques, que deu o voto decisivo para que Lula tivesse seus direitos políticos de volta”, disse Zacarias.

O deputado também atacou a indicação de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República (PGR), acusando-o de ter desmontado a Operação Lava Jato.

“Se hoje não tem nenhum político preso por corrupção no Brasil é porque Bolsonaro acabou com a operação Lava-Jato quando ele indicou para a Procuradoria-Geral da República um petista, Augusto Aras, fã de Zé Dirceu, que tinha uma missão clara: acabar com a Operação Lava Jato. Missão dada, missão cumprida”, afirmou.

Guto Zacarias, vice-lider do governo Tarcísio na Alesp. Foto: reprodução

Eduardo Bolsonaro rebate e ataca Tarcísio

Eduardo Bolsonaro reagiu às declarações questionando por que Tarcísio mantém Zacarias como vice-líder do governo na Alesp.

“Por que o Tarcísio mantém como vice-líder uma pessoa do MBL, um grupo que defende a minha prisão, a prisão de meu pai, a prisão de jornalistas exilados, gente que ficou anos sem ver os filhos, como o Allan Santos?”, escreveu o deputado.

O conflito entre Eduardo e Tarcísio havia sido amenizado após uma “boa e longa conversa”, segundo o parlamentar, mas a polêmica envolvendo Zacarias reabriu as hostilidades.

A tensão entre Eduardo Bolsonaro e Tarcísio começou após o anúncio de novas tarifas sobre produtos brasileiros pelo governo dos EUA. Enquanto o governador adotou um tom conciliador, o deputado federal acusou-o de ser subserviente às elites.

“Se o governador realmente estivesse preocupado com a indústria ou o comércio, estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira. Mas como, para você (Tarcísio), a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, escreveu Eduardo.

Nos bastidores, aliados avaliam que Eduardo Bolsonaro ficou isolado na disputa, enquanto Tarcísio saiu fortalecido.