O factoide sobre Mujica e o mensalão é mais um golpe baixo para atingir Lula 2018

Atualizado em 8 de maio de 2015 às 23:41
Eles
Eles

 

A campanha contra Lula 2018 produziu mais um capítulo infame. O Globo “revelou” que Lula teria dito a Pepe Mujica que sabia do mensalão. A história teria sido tirada da recém-lançada biografia de Mujica, “Una oveja negra al poder”, dos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz.

O trecho que serviu para esquentar a matéria desmente a manchete. Hove uma reunião em Brasília nos primeiros meses de 2010. Segue o que se passou:

‘Lula não é um corrupto como Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros’, disse-nos Mujica, ao falar do caso. Ele contou, além disso, que Lula viveu todo esse episódio com angústia e com um pouco de culpa. ‘Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens’, disse Lula, aflito, a Mujica e [o vice] Astori, semanas antes de eles assumirem o governo do Uruguai. ‘Essa era a única forma de governar o Brasil’, se justificou. Os dois tinham ido visitá-lo em Brasília, e Lula sentiu a necessidade de esclarecer a situação.

A frase sobre “a única forma de governar o Brasil” é um complemento daquela sobre “as coisas imorais, chantagens”. Você precisa de uma dose grande de má fé para enxergar a tal “confissão” ou o sonhado “Eu sabia”.

O próprio Danza declarou ao G1: “O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é dificil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”.

Danza e Tulbovitz trabalham na revista Búsqueda, que, na descrição do jornal, é uma das “semanais mais respeitadas do Uruguai” (é remotíssima a possibilidade dos jornalistas do Globo haverem folheado uma Búsqueda na vida).

Eles acompanham a trajetória de Mujica desde 1998 e afirmam que tiveram encontros pessoais toda semana. As conversas foram utilizadas na obra de 303 páginas.

Mujica fala bem e bastante e o livro tem diversas passagens que, retiradas do contexto, viram fofocas ao gosto do freguês. Sobre seu vice Danilo Astori, por exemplo: “Falta-lhe sex appeal. Sempre está para ser presidente e vai continuar aí porque não tem picardia, lhe falta maldade. Danilo não tem isso, é puramente racional e não alcança o coração das pessoas. Ele pode ser admirado, não amado. Outro problema que tem é falar uma língua que as pessoas não entendem um caralho. Isso é um pecado capital para ganhar votos.”

A respeito de seu sucessor Tabaré Vásquez: “Outro dia eu o vi perto de Anchorena sem nenhuma maquiagem. Tabaré é dos que se produzem. Mas eu o vi sem nada e está velho. Psicologicamente, ele e Astori estão mais velhos do que eu. Ser jovem é um pouco louco e Tabaré não vai cometer nenhuma loucura”.

O ex presidente Julio María Sanguinetti é “um capo, um encantador de serpentes”. Depois do episódio em que chamou Cristina Kirchner de “velha” e o marido Néstor de “caolho”, Mujica teria falado em seu país: “Eu caguei. Estraguei tudo, puta que o pariu”.

E por aí vai.

O Institulo Lula não respondeu, por enquanto. Mujica provavelmente não vai falar nada porque não há nada a falar. Segundo a biografia, ele quase não usa computadores. “Estou cansado de ler idiotices”, diz. Batata.