A garota sueca que posou de topless para a foto da escola. Por Nathalí Macedo

A foto-manifesto viralizou no mundo

Considero detestável a síndrome de vira-latas que acomete a alguns brasileiros e faz com que acreditem que a realidade no exterior é superior à nossa, mas, por vezes, é inevitável admitir que, ao menos em matéria de feminismo, o Brasil é um atraso.

A cultura patriarcal é universal, é verdade, mas o Brasil é um vencedor invicto. Os exemplos são tantos que prefiro ir direto ao ponto:

Aqui, proíbem-se os shortinhos nas escolas. Nossa cultura de colonizados determina que devemos usar calças jeans e sapatos fechados num clima tropical porque pernas à mostra são um ultraje – pernas, vejam bem: não estamos falando de nádegas ou peitos, embora devêssemos.

Enquanto isso, na Suécia, a estudante Hanna Bolander, de dezenove anos, resolveu posar de topless para a fotografia de classe anual, como forma de protestar contra a sexualização das estudantes de ensino médio – que, assim como o machismo, também é universal. Hannah disse que se os homens podem andar de ‘topless’, as mulheres também devem poder.

Bingo! Nós também sentimos calor.

O mais incrível (incrível ao menos para a realidade brasileira) na história de Hannah é que o topless não foi uma ideia só dela: a classe inteira estava convencida da necessidade de debater a igualdade de gêneros. Hannah foi apenas a aluna que se disponibilizou a protagonizar o ato, que não contrariou a escola. Aliás, muito pelo contrário: a foto em que ela aparece com os seios a mostra não apenas foi mantida como amplamente divulgada no país.

Não foi a rebeldia de uma aluna farta do machismo e da sexualização dos mamilos femininos – e ainda que o fosse, isso bastaria para os nossos aplausos – foi um ato organizado por toda uma classe e com o apoio da própria escola.

Hannah teve o apoio dos colegas, da família e da escola. Como se não bastasse, um homem de 70 anos disse-lhe que se sentiria orgulhoso se sua neta posasse de topless como forma de protesto em uma fotografia de classe.

O que teria ocorrido a essa moça, acaso fosse brasileira? Não é difícil prever: prostituta, desocupada, quer chamar a atenção e isso só pode ser falta de sexo.

Considerariam um ultraje para um local sagrado como a escola – onde se pode surrupiar merenda e desrespeitar professores, mas não se pode protestar contra a cultura patriarcal (aliás, como temos visto, não se pode protestar contra coisa alguma).

Afinal, escola e evolução social realmente não combinam.

E enquanto isso, as brasileiras e alunas de ensino médio são taxadas de vulgares e baderneiras – para dizer o mínimo – porque querem ir à escola de shorts.

O conservadorismo brasileiro tem muitos bons exemplos e pouca vontade de segui-los.

Nathalí Macedo

Escritora, roteirista, militante feminista, mestranda em Cultura e Arte. Canta blues nas horas vagas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Nathalí Macedo

Recent Posts

Mãe de dono do Porsche é coautora de um crime, diz polícia; saiba qual

A Polícia Civil de São Paulo identificou Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe de Fernando…

9 minutos ago

Quem cortou luz no dia do golpe? Por Lúcio de Castro

Lúcio de Castro Oito de janeiro de 2023. Eram 21h30 quando uma torre de energia…

41 minutos ago

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

55 minutos ago

Limitação de anúncios no Google pode criar monopólio nas redes sociais; entenda

O Google anunciou que, a partir de maio deste ano, proibirá o impulsionamento de propagandas…

1 hora ago

“Aranhas” e “portas” e papel alumínio: o que as sondas em Marte já revelaram até agora

Marte tem sido um campo fértil para descobertas graças às diversas sondas e rovers que…

1 hora ago

Instituto pede reforma urgente na Praça dos Três Poderes

Um recente relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) chamou a atenção…

2 horas ago