“A gente não pode errar”, diz Lula sobre negociação com Trump

Atualizado em 6 de outubro de 2025 às 22:05
presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Lula em montagem de duas fotos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente brasileiro, Lula – Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descreveu como “extraordinariamente boa” a conversa telefônica que manteve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (6). Segundo o petista, o tom do diálogo foi cordial e superou as expectativas, abrindo caminho para uma nova fase nas negociações comerciais entre os dois países.

Em entrevista à TV Mirante, do Maranhão, o petista afirmou ter solicitado a Trump a suspensão imediata das tarifas impostas a produtos brasileiros e o fim das medidas de retaliação a ministros, como a suspensão de vistos. Lula disse que defendeu o “zeramento da taxação” e o restabelecimento da confiança mútua entre os governos.

Durante o diálogo, Lula destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com déficit na relação comercial com os Estados Unidos, junto de Austrália e Reino Unido. O presidente também enfatizou que Brasil e EUA, com 200 anos de relações diplomáticas, têm responsabilidade conjunta em fortalecer o comércio global e não podem errar para não prejudicar a população.

“Acho que ele entendeu, fiquei bastante surpreso com a cordialidade dele. São dois homens de 80 anos com muita responsabilidade, com muita experiência. A gente não pode errar. Nem o povo americano nem o povo brasileiro podem sofrer por conta de erros nossos”, pontuou.

Segundo o Palácio do Planalto, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às tratativas com as autoridades brasileiras. Os dois líderes concordaram em realizar uma reunião presencial em breve para aprofundar as negociações.

Em publicação no Truth Social, Trump confirmou a conversa e afirmou que o foco principal foi economia e comércio. “Esta manhã, tive uma ligação muito boa com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitas coisas, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, escreveu.

Lula participou nesta segunda-feira de evento em Imperatriz (MA), onde entregou 2.837 moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O investimento federal de R$ 358,6 milhões deve beneficiar cerca de 11 mil pessoas.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.