A Globo está sendo omissa, afirma escritor que briga com Aguinaldo Silva por novela “O Sétimo Guardião”

Atualizado em 21 de setembro de 2018 às 8:44
Aguinaldo Silva, Silvio Cerceau e Marcelo Serrado em uma das aulas da Master Class – Fotos: Arquivo pessoal

Sandro Nascimento do site NaTelinha informa que a novela “O Sétimo Guardião”, escrita por Aguinaldo Silva, vai estrear na faixa das 21h da Globo em novembro, substituindo “Segundo Sol”, porém, a coautoria da sinopse da trama e seu primeiro capítulo seguem sendo discutidos na Justiça.

O escritor Silvio Cerceau, um dos 26 alunos que participaram do curso de roteirista ministrado por Aguinaldo Silva em 2015, alega que o folhetim e seus personagens foram concebidos durante as aulas e está requerendo nos tribunais que seu nome seja creditado na abertura de todos os capítulos da obra e o reconhecimento da sua coautoria.

Por outro lado, a defesa de Aguinaldo Silva se manifestou no processo aberto no final do ano passado, dizendo que “jamais se utilizaria de alunos – que são aprendizes – para dividir tamanha responsabilidade. Primeiro, porque fugiria de suas obrigações contratuais com a Globo; segundo, porque alunos são excipientes e não possuem a experiência e expertise necessárias para tal. Na verdade, prejudicariam o desenvolvimento do raciocínio e da escrita. Não existe qualquer trecho da sinopse desenvolvida ou assinada pelo réu, nem uma mera linha de uma única fala, de um único capítulo”.