A ilha que Trump ameaça “destruir completamente”

Atualizado em 30 de março de 2026 às 17:08
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que poderá ordenar ataques contra estruturas estratégicas do Irã caso não haja acordo para reabrir o Estreito de Ormuz. A declaração foi feita em meio ao conflito iniciado há cerca de um mês e às negociações em andamento.

Entre os alvos mencionados está a ilha de Kharg, considerada essencial para as exportações de petróleo iraniano. Trump também citou usinas elétricas, poços de petróleo e unidades de dessalinização como possíveis objetivos de ação militar.

A ameaça foi publicada na rede Truth Social. “SSe o Estreito de Ormuz não for aberto imediatamente ‘às operações’, encerraremos nossa agradável ‘estadia’ no Irã explodindo e destruindo completamente suas usinas elétricas, poços de petróleo e a Ilha de Kharg (e possivelmente todas as centrais de dessalinização!), nas quais ainda não ‘tocamos’”, escreveu.

O presidente afirmou que os Estados Unidos mantêm negociações com autoridades iranianas, mas indicou incerteza sobre um acordo. Segundo ele, há interlocução com um grupo que classificou como mais aberto ao diálogo.

Em conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump declarou que o cenário interno do Irã mudou após o conflito. Ele atribuiu essa alteração à morte de lideranças iranianas durante a guerra.

“Agora lidamos com pessoas diferentes de qualquer uma com quem alguém já tenhamos lidado antes. É um grupo de pessoas completamente diferente. Portanto, eu consideraria que isso é uma mudança de regime” disse ele.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de acordo no curto prazo, o presidente afirmou que há expectativa de avanço nas negociações. “Sim, vejo um acordo com o Irã. Pode ser em breve”.

O Estreito de Ormuz é uma das principais rotas do comércio global de petróleo, responsável por cerca de 20% do fluxo mundial. A eventual interrupção ou controle da passagem tem impacto direto nos mercados internacionais de energia. A ilha de Kharg, citada por Trump, concentra grande parte relevante da infraestrutura petrolífera do Irã e é estratégica para a exportação do produto.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 28 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.