A influência política da família de Domingos Brazão, investigado no caso Marielle

Atualizado em 14 de março de 2024 às 13:16
Domingos Brazão é apontado como mandante do assassinato de Marielle Franco. Foto: Reprodução

O grupo político do ex-deputado e atualmente conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado no Rio de Janeiro), Domingos Brazão, continua com forte influência no estado em meio às investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. Ele é citado na apuração sobre o caso desde 2018 e foi apontado como um dos mandantes do atentado pelo atirador Ronnie Lessa.

A família Brazão tem indicados na Prefeitura do Rio de Janeiro e no governo estadual, representantes na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal da capital e de São João de Meriti. Para Domingos, a manutenção dessa influência mostra que aliados confiam em seu grupo político.

“Quem convive na política fluminense não dá crédito a essas suspeitas. Isso até nos conforta. Nada tem mais força do que a verdade”, diz Brazão. Ele afirma que se afastou das negociações por cargos da administração pública, mas que ainda participa de discussões do grupo político.

Chiquinho Brazão recebeu cargo na gestão de Eduardo Paes (PSD) e foi demitido meses depois, mas manteve aliados na pasta. Foto: Divulgação

O deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ) chegou a assumir a Secretaria Municipal de Ação Comunitária, na gestão de Eduardo Paes (PSD), em outubro do ano passado. Ele foi exonerado poucos meses depois, em fevereiro, após a menção ao nome de Domingos nas investigações.

Sua nomeação gerou briga na Câmara Municipal em dezembro do ano passado. Na ocasião, a vereadora Mônica Benício (PSOL), viúva de Marielle, afirmou que sentia “náuseas” após a indicação. O vereador Waldir Brazão, ex-chefe do gabinete do deputado estadual Manoel Brazão, irmão de Domingos, saiu em defesa do grupo político e afirmou que sua “única pauta” como parlamentar é o assassinato.

O grupo tem influência na Companhia Estadual de Habitação, que tem como diretor financeiro é Flávio Brazão, sobrinho de Domingos, e vice-presidente Guilherme Bencardino, que se apresenta como um dos representantes da família.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link