
A deputada Gleisi Hoffmann comentou nesta terça-feira (25) a decisão do Supremo Tribunal Federal que concluiu a ação penal envolvendo Jair Bolsonaro e o núcleo apontado como responsável pela tentativa de golpe após a eleição presidencial de 2022.
Em publicação nas redes sociais, ela afirmou que “a Justiça cumpriu seu curso com o fim da ação penal no STF que condenou Jair Bolsonaro e o núcleo central da tentativa de golpe contra a posse do presidente Lula e contra o estado democrático de direito”.
Na postagem, Gleisi disse que “a democracia e as instituições do Brasil mostraram sua resiliência às ameaças, aos ataques internos e externos, aos planos golpistas daqueles que colocaram seus interesses pessoais e projetos de poder acima da Constituição e do país”. O comentário foi feito horas após o ministro Alexandre de Moraes determinar o trânsito em julgado da ação e fixar o início do cumprimento da pena.
A Justiça cumpriu seu curso com o fim da ação penal no STF que condenou Jair Bolsonaro e o núcleo central da tentativa de golpe contra a posse do presidente Lula e contra o estado democrático de direito. A democracia e as instituições do Brasil mostraram sua resiliência às…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 26, 2025
A deputada afirmou que a ação penal respeitou o rito processual. Segundo o STF, com o encerramento dos recursos, passa a valer a condenação definida pela Corte, que inclui penas por participação na tentativa de impedir a transferência de governo após o resultado eleitoral de 2022.
Um dos trechos da publicação de Gleisi menciona que a decisão “pune os que atentaram contra a democracia, civis e militares”. A parlamentar integra a base de apoio ao governo Lula e costuma se manifestar sobre temas ligados ao processo envolvendo Bolsonaro.
Gleisi finalizou a mensagem afirmando que a conclusão da ação penal serve como referência para futuras etapas da Justiça