A ligação de Pedro Guimarães com um canal de notícias do YouTube

O economista Pedro Guimarães tem conexões com o canal MyNews, fundado pela jornalista Mara Luquet, ex-Globo, e pelo humorista Antonio Tabet

Atualizado em 30 de junho de 2022 às 14:15
Pedro Guimarães no MyNews
Pedro Guimarães no MyNews. Foto: Reprodução/YouTube

Demitido da Caixa Econômica Federal nesta quarta (29) após acusações de assédio sexual publicadas pelo site Metrópoles, o economista Pedro Guimarães tem conexões com o canal MyNews, fundado pela jornalista Mara Luquet, ex-Globo, e pelo humorista Antonio Tabet.

Guimarães se especializou em privatizações nos EUA, tendo um PhD pela Universidade de Rochester, e atuado em bancos como Santander. Sua carreira menos conhecida, no entanto, se deu no Grupo Brasil Plural, fundado em 2009, que cuidava de R$ 40 bilhões em gestoras no ano de 2017 segundo reportagem do jornal Valor Econômico.

Uma das gestoras financeiras da Plural é a Genial Investimentos, uma das primeiras parcerias comerciais do canal de Youtube MyNews, fundado em 16 de fevereiro de 2018 e com mais de 100 milhões de visualizações. Uma série de vídeos feita pelo canal chamada “Economia é Genial” ajudou a promover a Genial.

Alguns desses programas foram apresentados pela própria jornalista Mara Luquet, ex-Globo.

Mara Luquet promovendo a Genial Investimentos
Mara Luquet promovendo a Genial Investimentos. Foto: Reprodução/YouTube

Com a vitória de Jair Bolsonaro e o nome de Guimarães definido para a presidência da Caixa Econômica Federal, o MyNews deu espaço para uma entrevista chapa-branca logo no primeiro ano. Conversou com o economista em um vídeo publicado em 11 de setembro de 2019. Nele, Guimarães defende a privatização do banco público.

No escândalo de empréstimos de Michelle Bolsonaro para amigos através da Caixa divulgado pela revista Crusoé, o destaque dos vídeos do MyNews foi sempre para a primeira-dama, sem comprometer o economista ligado à Genial Investimentos. O nome de Guimarães é citado em uma live de outubro de 2021, quando o nome de Paulo Guedes apareceu nos Pandora Papers, ganhando com offshores.

Na época, a queda de Guedes chegou a ser especulada e o nome de Pedro Guimarães surgiu como possível substituto. O MyNews afirmou que ele era uma “assombração do mercado”.

Quando o Metrópoles publicou as denúncias de que Guimarães cometeu assédio sexual enquanto presidente da Caixa Econômica, o primeiro vídeo do MyNews sobre o assunto não trazia o rosto do economista e apenas o título “O combate aberto aos direitos das mulheres”, sem cobrir com objetividade o assunto.

O segundo vídeo traz o título “Após denúncias de assédio sexual, presidente da Caixa afirma que vida é pautada pela ética” e uma entrevista com o deputado Marcelo Calero (PSD) e com Isabela Rahal, da ONG Elas no Poder.

Politicamente, o canal MyNews se posiciona como terceira via ou “nem-nem”: nem Lula e nem Bolsonaro. Seus vídeos mais vistos são um sobre a Tragédia de Brumadinho e uma entrevista com Ciro Gomes, ambos com mais de um milhão de visualizações.

O DCM procurou a assessoria de comunicação da Genial, que mandou o seguinte esclarecimento: “A Genial (atual denominação do Grupo Brasil Plural) esclarece que o economista Pedro Guimarães não faz mais parte de seu quadro societário, tendo se desligado do grupo em 2018”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link