
O presidente Lula decidiu impedir a entrada no Brasil do assessor do governo Donald Trump, Darren Beattie, após tomar conhecimento da lista de autoridades brasileiras que continuam com o visto suspenso para entrar nos Estados Unidos, segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo. A medida foi adotada depois que o integrante do Departamento de Estado demonstrou interesse em visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão e manter contatos com autoridades brasileiras.
Beattie, ativista de extrema-direita, ocupa o cargo de conselheiro sênior de política para o Brasil no governo norte-americano. Próximo do ex-deputado Eduardo Bolsonaro, ele tentou organizar reuniões com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e acompanhar o cenário eleitoral brasileiro, o que foi interpretado pelo Itamaraty como possível ingerência em assuntos internos.
O assessor também já atacou o ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de “o coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Jair Bolsonaro”.

Ao comentar o caso, Lula citou como exemplo o bloqueio do visto do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atingido por sanções do governo Donald Trump: “Aquele cara americano que disse que vinha para cá para visitar o Jair Bolsonaro, ele foi proibido de visitar e eu o proibi de vir ao Brasil enquanto não liberar os vistos do meu ministro da Saúde, que está bloqueado”.
A restrição, porém, não atinge apenas Padilha. Segundo integrantes do governo, mais de vinte autoridades brasileiras tiveram vistos cancelados ou suspensos pelos Estados Unidos, incluindo ministros do STF, integrantes do Ministério Público (MP) e membros do governo federal.
Veja a lista:
STF:
- Alexandre de Moraes e sua mulher, Viviane Barci de Moraes;
- Luís Roberto Barroso (ex-ministro);
- Flávio Dino;
- Gilmar Mendes;
- Dias Toffoli;
- Cristiano Zanin;
- Cármen Lúcia;
- Edson Fachin;
- Paulo Gonet;
- Benedito Gonçalves (ex-juiz eleitoral);
- Airton Vieira (juiz auxiliar e assessor do STF);
- Marco Antonio Martin Vargas (ex-assessor eleitoral de Moraes);
- Rafael Henrique Janela Tamai Rocha (assessor judicial de Moraes).
Governo brasileiro:
- Alexandre Padilha (ministro da Saúde, que tem restrições de locomoção no país), mulher e filha;
- Jorge Messias (advogado-geral da União);
- Mozart Júlio Tabosa Sales (secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde);
- José Levi (ex-procurador-geral da República).