A maconha e as dúvidas de Sergio Moro. Por Moisés Mendes

Atualizado em 26 de agosto de 2023 às 21:54
A imagem da maconha
Maconha. Foto: Wikimedia Commons

 

Leiam essa opinião, mais uma que traz a dúvida para os possíveis efeitos da descriminalização do uso de drogas e deixa a questão em aberto.

“Sou cético ainda quanto à possibilidade de distinguir o usuário do traficante com base na pequena quantidade da droga apreendida. De todo modo, governar é experiência, tentativa e erro fazem parte da grande aventura humana. Admito que talvez eu esteja errado e que a melhor política pública em relação às drogas seja a legalização. Ainda assim, errar nessa política pública compete ao legislador e não ao juiz. Desconheço país no qual tenha vindo do Judiciário a legalização do porte de drogas para consumo. Se for o caso, é a província do Legislativo fazê-lo, já que teria de ser acompanhado por uma reformulação de políticas públicas de saúde. Esperemos que o Judiciário tenha a sabedoria de deixar essa questão com o Congresso”.

É a opinião de Sergio Moro e está em artigo publicado esta semana na Gazeta do Povo.

Encontrei o texto ao acaso em pesquisa que fiz agora sobre a posição de alguns ocupantes de cargos públicos a respeito do assunto.

Esse trecho dá a entender que Moro até poderia, com bons argumentos de gente que estuda essa área, votar pela descriminalização do uso da maconha:

“Admito que talvez eu esteja errado e que a melhor política pública em relação às drogas seja a legalização”.

O senador Sergio Moro. Reprodução

Sob Encomenda

A manchete calhorda da Folha, que se junta ao Globo e ao Estadão para espalhar medo e fazer com que o cerco final ao chefe dos muambeiros seja adiado.

“Ministros e aliados de Lula veem com apreensão eventual prisão de Bolsonaro”

É um texto especulativo, sem fontes e que não para de pé. Mas está aí para criar de novo o clima da véspera do 8 de janeiro.

E o interessante é que Aécio Neves está todos os dias nos jornalões dando palpite sobre alguma coisa. Estão tentando ressuscitar Aécio? Desistiram de Eduardo Leite?

Uma Dúvida De Todos Nós

E se daqui a um ano ainda estivermos dizendo que o chefe dos muambeiros pode ser preso nas próximas horas?

Publicado originalmente no blog do Moisés Mendes

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link