A mãe Rita Lee. Por Moisés Mendes

Atualizado em 14 de maio de 2023 às 20:47
Rita Lee em outubro de 1976, um mês após sair da cadeia Antonio Carlos Piccino. (Foto: Reprodução)

Compartilho trecho de uma das entrevistas com as celebridades da música brasileira, que estão no livro Aquarela Brasileira (Editora Diadorim), do jornalista Juarez Fonseca.

É um trecho da entrevista de Rita Lee, que está abaixo, com a pergunta do Juarez e a resposta. Vale reproduzir hoje, no Dia das Mães:

Como mãe, você tem alguma ideia de como se deve educar um filho?

Não sei, fico me baseando na minha experiência de filha. Tem coisas que minha mãe e meu pai falavam que eu achava um absurdo. Mas não vou impor nada. Se ele quiser ser um médico ou um pedreiro, tudo bem pra mim, eu quero que ele seja feliz, como marginal ou presidente da República. Meu pai é dentista, queria que eu fosse dentista, imagine. Cheguei a fazer Comunicação, a prestar exame para Veterinária, que eu curto muito os bichos. Passei a vida inteira estudando tudo, menos música E até hoje os velhos ainda se perguntam: será que é isso mesmo? Ainda não se convenceram.

(Agora o detalhe. A entrevista foi feita em maio de 1978, e Rita Lee tinha 30 anos. A foto única, porque ninguém mais tem uma parecida, é do Kadão Chaves, do início dos anos 70, em Porto Alegre. Fazendo as contas, é possível concluir que na época Rita Lee era mãe de Beto, com um ano. Ela seria mãe de mais dois guris, o João e o Antonio.)

__________________________________________________________________________

Abaixo, perfis breves dos três filhos de Rita e Roberto, feitos pela jornalista Natashia Werneck, do Estado de Minas.

Beto Lee

O primogênito de Rita Lee e Roberto de Carvalho, Beto Lee, seguiu os passos dos pais e se tornou cantor, compositor e guitarrista na adolescência. Ele acompanhava a mãe em seus shows e chegou a gravar discos e DVDs com ela.
Beto chegou a ter sua própria banda, Larika, e também integrou o grupo Titãs em 2016, substituindo o membro fundador Paulo Miklos.

João Lee

O segundo filho de Rita e Roberto, João Lee, também está envolvido na música, mas como DJ, produtor e atua no ramo de negócios. Ele se formou em administração e ajudou a mãe nas decisões de sua carreira.
João foi responsável pelos projetos da cantora derivados de sua autobiografia, de 2016, e também pela curadoria da exposição de Rita no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

Antonio Lee

O lado artístico da família seguiu em uma direção um pouco diferente com o caçula, Antonio Lee, mas não deixou de estar presente. Ele é artista plástico e trabalha com pintura.

Publicado originalmente no Blog do Moisés Mendes

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link