A maioria dos que votam em Bolsonaro são como ele. Por Afrânio Silva Jardim

Ele

Publicado originalmente na fanpage de Facebook do autor

POR AFRÂNIO SILVA JARDIM, professor de Direito da Uerj

A MAIORIA DAS PESSOAS QUE IRÁ VOTAR NO CAPITÃO TRUCULENTO É TÃO RUIM QUANTO ELE. EMBORA LAMENTÁVEL, ESTA É A MAIS PURA VERDADE.

Salvo as pessoas sem estudo, instrução e informação, os eleitores do capitão truculento não estão sendo enganados, não estão sendo iludidos por ele ou por propaganda que o apoia.

A verdade é que estas pessoas têm e cultuam os mesmos nefastos valores deste candidato autoritário.

É triste, mas temos de reconhecer: grande parcela da nossa população apoia e louva todas as barbaridades que o capitão verbaliza (vejam os vídeos que estão publicados no Youtube, onde ele, de viva voz, prega o extermínio de adversários políticos, golpe de estado, tortura, sonegação de impostos, racismo, perseguição às minorias sociais em geral etc. etc. etc.)

Estas pessoas se sentem representadas por alguém que tem a coragem de falar o que elas pensam, mas não exteriorizam. Vale dizer, o capitão fala o que estas pessoas queriam ouvir. Por isso, o admiram. São pessoas ruins mesmo. São pessoas com formação intelectual e moral defeituosas. São pessoas que não têm um raciocínio lógico e respondem sempre com violência, raiva e ódio.

Repito, o candidato capitão diz o que elas querem ouvir, o que elas pensam, mas não têm coragem de exteriorizar. Estas pessoas pensam como ele e querem as práticas autoritárias que ele está prometendo. São fascistas sem saber o que é ser fascista. Nada sabem de história e defendem valores que levaram a diversos genocídios no passado.

Isto explica o fato de quanto mais “barbaridades” ele fala, mais adesão e apoio eleitoral o capitão truculento recebe. Quanto mais explicitamos o lado negativo deste candidato, mais ele cresce nas pesquisas.

Enfim, esta é a realidade: grande parcela de nossa sociedade é formada por pessoas de má índole, incultas e perversas. Não são pessoas generosas, tolerantes, com visão crítica e racionais.

Por isso, estou pessimista em relação ao nosso destino enquanto sociedade, enquanto possibilidade de uma convivência pacífica.

O obscurantismo está aí mesmo e o irracionalismo e a intolerância podem nos levar a uma luta fraticida.

E o pior é que tudo isso está sendo apoiado por cristãos, provavelmente, falsos cristãos!!!

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!