“A mais sábia escolha”, diz coordenador do Prerrogativas sobre Lewandowski na Justiça

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 às 14:45
O advogado-geral da União, Jorge Messias, o ex-ministro Ricardo Lewandowski e o advogado Marco Aurélio de Carvalho. Foto: Divulgação/Grupo Prerrogativas

O coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, comemorou a possível indicação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federa (STF) Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça. O presidente Lula anunciou mais cedo nos bastidores que ele substituirá Flávio Dino, que vai assumir cadeira na Corte, na pasta.

Para Marco Aurélio, Lewandowski é “a melhor e mais sábia escolha” para a pasta. Ele avalia que o ex-presidente do Supremo “honrou a toga e todas as funções que ocupou ao longo da sua vida pública” e “prestigiou a advocacia e a liberdade de imprensa como nenhum outro integrante do judiciário”.

O anúncio oficial de sua indicação para o Ministério da Justiça ainda não foi feito, mas a expectativa é que a nomeação seja concretizada até o fim de semana. Lula avisou ministros do Supremo que o ex-colega vai substituir Dino na pasta.

O ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski e o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas. Foto: Reprodução

Lewandowski e o petista conversaram na última segunda (8) no Palácio da Alvorada, em Brasília. O ministro aposentado tem experiência em projetos relacionados ao sistema prisional, audiência de custódia e saúde carcerária.

O coordenador do Prerrogativas chegou a ser cotado para assumir a vaga de Dino e recebeu apoio de uma série de movimentos sociais e autoridades. Mesmo assim, ele parabeniza o ministro aposentado do Supremo, a quem chama de “um dos juristas mais preparados da atualidade”.

Leia a nota de Marco Aurélio de Carvalho na íntegra:

A melhor e mais sábia escolha

A indicação do nosso querido Ministro Ricardo Lewandowski para o cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública é um verdadeiro presente para todos e todas nós.

Ricardo Lewandowski honrou a toga e todas as funções que ocupou ao longo da sua vida pública. Sempre foi gentil e generoso com todos com quem trabalhou.

Prestigiou a advocacia e a liberdade de imprensa como nenhum outro integrante do judiciário.

Teve a coragem necessária para dizer o que precisava ser dito, em especial nos momentos mais delicados da nossa história.

Nunca se escondeu na conveniência do silêncio.

Não se acovardou ou acocorou frente a pressão da mídia, da opinião pública e das hordas ávidas pelos tais justiçamentos.

Serviu o país com coragem e independência.

Nunca, em momento algum, deixou de atuar para conter o ativismo judicial, com suas duas perversas faces, a judicialização da política e a politização do Judiciário.

É um dos juristas mais preparados da atualidade.

Tem, pois, todas as condições para se tornar um dos melhores Ministros da justiça da história da República.

Terá o meu apoio incondicional para enfrentar os graves problemas de segurança pública pelos quais passamos.

Terá, também , o meu apoio incondicional para enfrentar as mazelas de um racismo estrutural que está presente em todos os segmentos do nosso sistema de justiça e nos demais espaços de poder.

Tenho certeza de que não se deixará sucumbir pela visão atrasada dos que enxergam estas pautas como fruto de “identitarismos infantis” ou coisas do gênero, e nem tão pouco pela pressão dos que costumam aderir ao nefasto populismo penal que só agrava os problemas que promete combater.

Tenho certeza, também, de que terá a energia necessária para enfrentar os efeitos perversos de um política de encarceramento em massa que prende muito e muito mal.

Não se esquivará dos desafios impostos por um sistema penitenciário medieval, e nem tão pouco da necessidade de rever, com urgência, nossa política para mortos e desaparecidos em nosso país.

Com a confiança do Presidente Lula e de cada um de nós, o Ministro Ricardo Lewandowski formará uma grande equipe, e nos encherá de orgulho e de esperança.

Sorte e sucesso em mais este enorme desafio.

E parabéns ao Presidente Lula!

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.