
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por apoiar publicamente o presidente dos EUA, Donald Trump, em meio à imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo o parlamentar, Tarcísio tenta “posar de bom moço” após “insuflar a crise”, mas sua “máscara está caindo”.
A declaração ocorreu após Tarcísio cobrar, nas redes sociais, mais empenho do governo Lula (PT) na negociação com os Estados Unidos para reverter a sobretaxa. “Agora, depois de seis horas em silêncio, tenta jogar a culpa em Lula e não diz uma palavra sequer contra a posição do Trump”, escreveu Lindbergh no X.
Na quarta-feira (9), Trump anunciou uma tarifa adicional de 50% contra o Brasil, direcionando uma carta diretamente ao presidente Lula (PT). O republicano justificou a medida com base no tratamento dado a Jair Bolsonaro no Brasil, destacando que tem “profundo respeito” pelo ex-presidente.
Tarcísio, aliado de Bolsonaro, criticou a atuação do governo federal diante da medida americana: “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil”, afirmou o governador.
“Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”.
Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 10, 2025
Para Lindbergh, Tarcísio demonstra mais preocupação em apoiar Trump do que em defender os interesses do Brasil. “Opta pelo boné do Trump em vez da camisa do Brasil. E as empresas, os empregos de SP, como ficam?”, questionou o deputado.
O governador @tarcisiogdf tenta posar de bom moço depois que insuflou a crise. Há dois dias fez um X apoiando Trump na defesa de Bolsonaro contra o STF. Agora, depois de seis horas em silêncio, tenta jogar a culpa em Lula e não diz uma palavra sequer contra a posição do Trump.…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 10, 2025