“A máscara está caindo”, diz Lindbergh após apoio de Tarcísio a Trump

Atualizado em 10 de julho de 2025 às 6:52
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ) – Foto: Reprodução

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por apoiar publicamente o presidente dos EUA, Donald Trump, em meio à imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo o parlamentar, Tarcísio tenta “posar de bom moço” após “insuflar a crise”, mas sua “máscara está caindo”.

A declaração ocorreu após Tarcísio cobrar, nas redes sociais, mais empenho do governo Lula (PT) na negociação com os Estados Unidos para reverter a sobretaxa. “Agora, depois de seis horas em silêncio, tenta jogar a culpa em Lula e não diz uma palavra sequer contra a posição do Trump”, escreveu Lindbergh no X.

Na quarta-feira (9), Trump anunciou uma tarifa adicional de 50% contra o Brasil, direcionando uma carta diretamente ao presidente Lula (PT). O republicano justificou a medida com base no tratamento dado a Jair Bolsonaro no Brasil, destacando que tem “profundo respeito” pelo ex-presidente.

Tarcísio, aliado de Bolsonaro, criticou a atuação do governo federal diante da medida americana: “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil”, afirmou o governador.

“Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”.

Para Lindbergh, Tarcísio demonstra mais preocupação em apoiar Trump do que em defender os interesses do Brasil. “Opta pelo boné do Trump em vez da camisa do Brasil. E as empresas, os empregos de SP, como ficam?”, questionou o deputado.