Destaques

A mesquinharia paneleira de SP por trás do projeto de lei que dá o nome de Marisa Letícia a um viaduto. Por Kiko Nogueira

Maisa Letícia: vetada na Chácara Santo Antônio

A Câmara de São Paulo aprovou na segunda-feira, dia 11, um projeto de lei que dá o nome da ex-primeira dama Marisa Letícia, morta em fevereiro, a um viaduto.

O PL ficou parado nove meses e só saiu por causa de uma mudança geográfica. O texto original previa a homenagem na Chácara Santo Antônio. Maria batizaria o prolongamento da Avenida Chucri Zaidan.

Com uma presença marcante de descendentes de alemães e portugueses, o bairro “nobre” tem ruas como Américo Brasiliense (terceiro governador de SP), Alexandre Dumas e Verbo Divino. Estão lá a estátua do Borba Gato e o consulado dos Estados Unidos.

Os moradores pressionaram pesadamente contra a iniciativa. O vereador Reis, do PT, recebeu mensagens como esta nas redes sociais: “O senhor quer enfiar goela abaixo o nome dessa senhora, que nem paulistana era! Sugira aos seus colegas de SBC que faça (sic) isso!”

Marisa, filha de uma benzedeira e de um agricultor, mulher do “molusco”, do “nove dedos”, não tinha lugar ali. Para evitar problemas com os paneleiros, optou-se por uma saída, digamos, conciliatória. A política é a arte do possível, assim como o batismo de logradouros.

O tributo foi transferido para uma obra que começa na Estrada do M’Boi Mirim e termina na Avenida Luiz Gushiken, no extremo sul da cidade, uma das regiões mais pobres e invisíveis do Brasil.

A sanção de João Doria pode ocorrer agora sem maiores problemas. O prefeito posa de democrata, os vereadores ficam numa boa e o pessoal da Chácara Santo Antônio não precisa ficar no Facebook xingando a morta de ladra, filha da puta etc.

E assim seguimos em nossa cavalgada, incapazes de qualquer gesto que não seja de mesquinhez e ódio.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

DCM ao Meio-Dia: STF nega progressão de pena para deputado bolsonarista

https://www.youtube.com/watch?v=2ZrjrKmq6yc Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista o advogado Paulo Ricardo Paes…

4 minutos ago

Navegação ilegal faz ilha desaparecer em reserva ambiental no Pará; entenda

Uma investigação da Polícia Civil do Pará apontou que a passagem de lanchas de praticagem…

9 minutos ago

Mãe de dono do Porsche é coautora de um crime, diz polícia; saiba qual

A Polícia Civil de São Paulo identificou Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe de Fernando…

18 minutos ago

Quem cortou luz no dia do golpe? Por Lúcio de Castro

Lúcio de Castro Oito de janeiro de 2023. Eram 21h30 quando uma torre de energia…

50 minutos ago

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

1 hora ago

Limitação de anúncios no Google pode criar monopólio nas redes sociais; entenda

O Google anunciou que, a partir de maio deste ano, proibirá o impulsionamento de propagandas…

1 hora ago